
A 54ª Feira do Livro de Porto Alegre foi lançada, oficialmente, nesta terça-feira, 28, durante café da manhã para imprensa e convidados no Grande Hotel. Na ocasião, foram apresentadas as peças publicitárias da campanha deste ano, elaboradas pela Agência Matriz, bem como a equipe de assessoria de imprensa e do site da Feira.
Mais informações no site www.feiradolivro-poa.com.br.
A FEIRA
Começou a contagem regressiva para a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, evento que movimenta ainda mais o centro da cidade e mexe com as emoções das pessoas. Como no último ano, as atividades da programação geral da Feira estarão distribuídas em vários locais do entorno da Praça da Alfândega, como o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. A Área Infantil e Juvenil da Feira continuará funcionando no Cais do Porto.
Para este ano, está confirmada a participação de 167 expositores livreiros, sendo 122 na Área Geral, 29 na Área Infantil e Juvenil e 16 na Internacional. A Área Infantil e Juvenil abre das 9h às 21h. O restante da Feira funciona das 13h às 21h.
A literatura pernambucana terá vez na Feira. Pernambuco será o Estado Convidado e vem com pelo menos 15 escritores e duas atrações musicais. A abertura da programação contará com a presença do escritor e secretário de Cultura de Pernambuco, Ariano Suassuna.
Este ano, acontece mais uma edição do Traçando Histórias. Realizada a cada dois anos, é considerada a mais importante exposição de ilustrações de literatura infantil e juvenil promovida no Brasil. Em 2008, a Traçando chega a sua sexta edição repleta de novidades.
A Feira do Livro de Porto Alegre tem o desafio de continuar sendo um evento de letramento, que incentiva à leitura e à sua qualidade. Para 2008, a campanha publicitária da Feira, com o tema “Ler enriquece.”, procurou transmitir a importância da leitura no desenvolvimento pessoal de cada um. Ler informa, educa e transforma a vida do indivíduo, permitindo que ele vá além e realize seus sonhos.
A infra-estrutura foi significativamente melhorada na Área Infantil. Os espaços estão mais funcionais, melhor montados e ambientados. Além da área da Traçando, que se levou para o Cais para potencializar a visitação escolar, haverá novos espaços como o Ateliê da Imagem, onde se realizam oficinas e exposições-relâmpago relacionadas com a ilustração, a fotografia e outras artes visuais, e o Espaço Sensorial.
Números da Feira deste ano
Área total: 25 mil m² / Área coberta: 14 mil m²
Bancas expositoras: 167
Sessões de autógrafos: 796
Oficinas: 56 oficinas
Autores/especialistas participantes na programação para público adulto: 649, participantes em 276 eventos, entre mesas-redondas, oficinas, programação artística e encontros com o livro. Sendo 36 de fora do país.
Escritores e ilustradores da área infantil e juvenil: 120
Casa da Imprensa – A Feira do Livro contará com infra-estrutura para atender aos jornalistas que estiverem fazendo a cobertura do evento, com computadores, acesso à internet (com ou sem fio).
A 54ª Feira do Livro de Porto Alegre tem os apoios das leis estadual e federal de incentivo à cultura: LIC-RS (Secretaria de Estado da Cultura) e Lei Rouanet (Ministério da Cultura)
Realização
Câmara Rio-Grandense do Livro