quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Charles Kiefer em Santa Rosa dia 13


Que Charles Kiefer, um dos principais nomes da literatura gaúcha atual, possui e mantém uma estreita ligação com Santa Rosa, não há dúvida. Sempre que pode faz referência à cidade e a alguns amigos como o professor e também escritor Gilberto Kieling. E sempre que pode vem ao município promover alguma interação, alguma palestra, oficina ou mesmo a passeio. E nesta relação afetuosa que criou, consta em sua agenda um compromisso no dia 13 de outubro, uma segunda-feira, quando falará a estudantes, artistas, professores e comunidade, no palco do Centro Cívico. O ingresso será gratuito. Marque presença neste evento.

Natural de Três de Maio, Charles Kiefer mora há quase três décadas em Porto Alegre, onde radicou-se, é professor universitário e mantém oficinas constantes de formação de novos escritores. Prêmio a este trabalho e à qualidade de sua obra, foi confirmado neste mês de setembro como o Patrono da Feira do Livro 2008, que acontecerá em novembro, em Porto Alegre, considerado um dos principais eventos culturais do país.

Doutor em Letras, possui inúmeros livros publicados, já venceu três vezes o Prêmio Jabuti (o principal da literatura nacional), possui traduções no exterior e passou recentemente ao selo da Editora Record, com projeção nacional. Em função disso, a maioria dos seus livros ganhou ou ainda ganhará nova tiragem. “Caminhando na chuva” seu livro de estréia, já vendeu mais de 100 mil exemplares.

A literatura de Charles Kiefer está impregnada dos elementos regionais. Ele é um dos nomes mais expressivos a situar o agricultor, o colono desta região na literatura gaúcha. Assim como Caminhando na Chuva, O Pêndulo do Relógio, A Face do Abismo e Quem faz Gemer a Terra e outros livros exploram esta relação do minifúndio, suas crises e o homem neste contexto.

A vinda de Charles Kiefer a Santa Rosa neste dia 13 de outubro, intermediada pelo diretório acadêmico da Unijuí e por Gilberto Kieling, é para lançar o filme “Valsa para Bruno Stein”. Baseado em seu romance homônimo, estrelado por Walmor Chagas e Ingra Liberato, e dirigido por Paulo Nascimento, o fime tem duração de 95 minutos e faz parte também desta primeira etapa da obra de Charles, ambientada em Pau D´arco (a cidade imaginária).

Charles Kiefer e Paulo Nascimento estarão em Santa Rosa na noite do dia 13 de outubro, para sessão do filme e discussão com estudantes e interessados. O encontro é uma oportunidade ímpar para quem gosta de cultura e trata-se de um pedido pessoal do escritor de fazer esta sessão aqui no município, praticamente sem custos aos organizadores. É outra das muitas demonstrações de afeto do autor com a cidade que o acolheu no final dos anos 70, quando trabalhou no Jornal Noroeste e na ACISAP e esteve fortemente envolvido com a produção literária. 

fonte: Clairton Martin - Jornal Noroeste

Nenhum comentário: