quarta-feira, 8 de julho de 2015

Violas Brasileiras

Sonora Brasil traz ao Estado concertos musicais sobre o tema Violas Brasileiras

No RS, dez cidades recebem as atrações neste ano. Santa Rosa entre as cidades que receberão os concertos





O Sonora Brasil, que a chega a sua 18ª edição, levará uma série de apresentações musicais a dez cidades do interior gaúcho, neste segundo semestre do ano. Sonoros ofíciosViolas brasileiras e cantos de trabalho serão os temas desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema. O projeto, promovido pelo Sesc, foi lançado em maio na cidade de Vitória (ES), e anunciou os mais de 480 concertos que serão realizados em mais de 130 cidades brasileiras.

No Rio Grande do Sul, as cidades de Canoas, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Ijuí, Santa Rosa, Passo Fundo, Porto Alegre e Carazinho recebem as apresentações a partir de agosto sobre Violas Brasileiras. O tema traça um panorama da viola e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes. Ao total, serão quatro circuitos nas nove cidades gaúchas decorrentes do assunto: Violas Singulares no mês de agosto; Viola Caipira em setembro e outubro; Violas de Concerto em outubro e Viola Nordestina em outubro e novembro. Já o tema Cantos de trabalho circula pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste em 2015 e chega ao Estado apenas em 2016.

O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. O projeto busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.
Violas Brasileiras traça um panorama da viola de cinco ordens e de variantes que apresentam características peculiares e regionalizadas do instrumento, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes. A viola caipira/sertaneja será representada por Paulo Freire e Levi Ramiro (SP); a viola do nordeste, reconhecida por acompanhar repentistas, será apresentada por Ivanildo Vilanova, Antônio Madureira e Cássio Nobre (PE e BA); a viola de concerto, apresentada por Fernando Deghi e Marcus Ferrer (PR e RJ); e as violas singulares, com suas peculiaridades e suas claras referências regionalizadas, serão apresentadas por Sidnei Duarte, Maurício Ribeiro e Rodolfo Vidal (MT, TO e SP).

Serviço

Show: Violas Singulares

Data: 08 de agosto de 2015 - sábado

Horário: 20 horas

Local: Teatro do SESC Santa Rosa

Ingressos: gratuito




Nenhum comentário: