quarta-feira, 8 de julho de 2015

Água é o tema do Festival de Cinema de Três Passos


CINEMA AO ALCANCE DE TODOS

Edição 2015 de Festival busca financiamento coletivo na NET

O 2º Festival de Cinema de Três Passos/2015 é um evento cultural dedicado à exibição de obras audiovisuais de curta-metragem, de caráter educativo, competitivo e informativo, até 25 minutos. A programação, de 12 a 14 de novembro, divide-se em mostras Competitiva, nas categorias ficção, documentário, animação, experimental, temática ambiental e Não Competitiva.

As inscrições são gratuitas. Todas as informações podem ser acessadas no sitio www.cinematrespassos.com.br ou na comunidade Festival de Cinema de Três Passos, no Facebook.

Com o tema ÁGUA e o slogan IDEIAS VERTENTES motivados pela origem da designação do nome Três Passos, associados ao debate em evidência sobre a preservação e uso racional da água para a vida no planeta, e, pelo entendimento de que o ato de criação começa a partir de uma ideia, o evento se propõe a ser um espaço de difusão das criações cinematográficas enquanto modalidade artística, uma vertente de estímulo a novas ideias, olhares e ações em favor do multiculturalismo, do desenvolvimento sociocultural e sustentável.


Objetivo Geral

Apresentar ao público filmes de curta-metragem produzidos na atualidade, objetivando:
- A divulgação e a circulação da produção brasileira desse formato;

- O acesso ao filme de curta-metragem à população do interior do Estado do RS, em especial ao público jovem;

- O fomento à atividade cinematográfica enquanto modalidade artística, formando novas plateias e produtores;

- O debate sobre cinema com a participação de cineastas;

- O incentivo à participação de obras audiovisuais relacionadas ao tema do Festival - ÁGUA e à produção local/regional;

- A premiação das melhores produções no formato curta-metragem, avaliadas pelos júris técnico e popular, dentre as selecionadas para a mostra competitiva.


Objetivos Específicos

- acesso gratuito a todas as programações e atividades paralelas do Festival;

- patrocínios e apoios para operacionalização do Projeto do Festival;
- parceria com Prefeituras Municipais e Escolas Públicas e Privadas da região visando à participação de estudantes de Ensino Médio e Fundamental nas atividades do Festival;

- capacitar e incentivar a produção audiovisual por meio da oferta de oficina de produção audiovisual, exibição itinerante de curtas selecionados no 1º FCTP/2014 em escolas e/ou espaços públicos de Três Passos;

- motivar ações na área ambiental e desenvolvimento sustentável realizando atividades em parceria com Prefeitura Municipal e instituições apoiadoras sobre o tema do Festival - ÁGUA, tais como: conhecimento e divulgação do potencial hídrico existente em Três Passos; programas municipais em execução; reflexão sobre a preservação e o uso racional da água para a vida no planeta;

- reconhecimento do Festival como atração turística.



Na primeira edição, em 2014, o Festival de Cinema de Três Passos caracterizou-se pelo trabalho voluntário, acolhida da comunidade três-passense e de realizadores de curtas-metragens de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, possibilitando de forma inédita a um grande público distante das grandes metrópoles, o acesso a obras diferenciadas, raras e de qualidade, que expressaram a pluralidade do cinema contemporâneo.
A exibição de 71 obras - 61 na Mostra Competitiva e 10 na Mostra Não Competitiva, dentre as 251 inscritas, credencia a afirmação de que o 1º Festival de Cinema de Três Passos desempenhou importante papel: o de cultivar a diversidade cultural e audiovisual, ampliando as possibilidades de acesso do público a outras linguagens, estilos e estéticas existentes na cinematografia e contribuindo para o aprimoramento do gosto dos espectadores, repercutindo positivamente na comunidade local/regional. A experiência vitoriosa motivou a realização da segunda edição em 2015, novamente, com a marca do voluntariado, a participação da comunidade, empresas, instituições e apoio do Poder Público.


Financiamento Coletivo (crowdfunding)

O custeio parcial do projeto tem proposta fácil e moderna: arrecadação de doações via redes sociais. Essa inovação de financiamento coletivo, popularmente é chamada “vaquinha eletrônica” ou crowdfunding, em inglês. A campanha “Cinema ao alcance de Todos”, que está disponível no endereço eletrônico www.kickante.com.br oferece a oportunidade de apoio a internautas de todo o planeta, pagas através de cartão de crédito ou boleto bancário. Todas as doações recebem recompensas. Vale a pena conferir.


Nenhum comentário: