terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Justiça não aceita o pedido de recuperação judicial da Cotrimaio




Conforme o jornal Zero Hora de hoje, 27, Em processo de liquidação voluntária há dois anos, a cooperativa entrou em dezembro do ano passado com pedido de recuperação judicial na comarca local. A estratégia buscava dar continuidade ao processo de saneamento da entidade, que tem dívidas de R$ 200 milhões.

Se fosse aceita, a Justiça concederia 60 dias para que a Cotrimaio apresenta-se um plano de recuperação, o qual deveria ser submetido à aprovação dos credores. Seria, então, nomeado um administrador judicial para supervisionar o processo.

Dessa forma, as execuções ficariam suspensas por 180 dias, em geral, mas o prazo poderia ser ampliado por decisão judicial. Além disso, permitiria fazer negociações com os credores para quitação do passivo e reestruturação da empresa. Os bens poderiam ser vendidos sem risco de responsabilidade pelos passivos. Inviabilizada a recuperação no prazo estipulado, a empresa seria submetida à falência.

O presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, disse que ao jornalista Alexandre de Souza da Rádio Colonial que a cooperativa ainda não foi intimada da decisão judicial. Mas caso o pedido, de fato, não seja aceito, ele explicou que a Cotrimaio vai seguir o atual modelo de liquidação voluntária. O objetivo é garantir o pagamento das dívidas sem colocar em risco o patrimônio com a execução de cobranças.

Neste caso, as execuções contra a cooperativa foram suspensas por até dois anos e foi tentada renegociação com credores. Diferentemente da recuperação judicial, não é permitido impor aos devedores redução ou parcelamento de dívidas. Se não houver pagamento total do passivo, tem início o processo judicial de insolvência civil.

Segundo Dalberto, a Cotrimaio é importante para a economia da região. A cooperativa gerou em 2014 R$ 36 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas atividades de grãos, leite, combustíveis, supermercados e lojas agropecuárias.

Com 450 funcionários, a Cotrimaio tem 12 mil famílias associadas.


fonte: Rádio Colonial de Três de Maio


Nenhum comentário: