sábado, 25 de outubro de 2014

MUSICANTO 2014


Palco de grandes expressões da Música brasileira, caracterizado como um festival de raiz, o Musicanto é um dos mais tradicionais e destacados festivais de música do Rio Grande do Sul, diferenciado pela multiplicidade de expressões, não só da música nativista, mas regional, Brasileira e internacional.

Volta, neste ano de 2014, com uma nova proposta, mais ampla e acessível aos artistas e à população. Inova-se, quebrando com o formato hegemônico dos festivais, o de competição, partindo para uma mostra artística, e traz um importante seminário para debater uma nova forma e dinâmica para os festivais no estado, debatendo e construindo com extremo louvor os caminhos trilhados pelos participantes no evento, do passado ao presente, buscando o seu resgate e para que o Rio Grande do Sul possa desfrutar de tamanho prestígio que este evento alcançou nestas quase três décadas de sua existência. Durante sua história houve o desgaste de edições canceladas, assim como os altos investimentos para um público reduzido. O evento deste ano busca a reaproximação da sociedade com o Musicanto, oportunizando um maior diálogo e participação do público, através das mostras, oficinas, seminário e o Musicanto vai à escola.

Quanto a sua importância não podemos deixar de destacar que este palco foi responsável por revelar nomes como o de Lenine, vencedor de uma das etapas do festival, além de oportunizar a presença de grandes artistas e grupos como: Raulito Barboza, Mercedes Sosa, Egberto Gismonti, Alceu Valença, João Bosco, João de Almeida Neto, Artur Moreira Lima, Argentino Luna, Ivan Lins, Nana Caymmi, Demônios da Garoa, Cordel do Fogo Encantado, Borghetinho, Yamandú Costa, Dominguinhos, Ballet Brandsen, Oswaldo Montenegro, Tambo do Bando, Olodum, Jean e Paulo Garfunkel, Teresa Parodi, Boca Livre, 14 Bis, Soledad Pastoruzzi, Telmo de Lima Freitas, Nelson Coelho de Castro, Antonio Tarragó Ros, entre outros.

O projeto MUSICANTO VAI A ESCOLA promove a integração comunitária, com apresentação de shows envolvendo pais, alunos e professores da rede pública de ensino.

O projeto atual tem o financiamento do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e do Pró-Cultura/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Gaia Cultura e Arte, com patrocínio máster da GVT – Instituto Cultural GVT, patrocínio da Corsan e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

O novo modelo do Musicanto, em formato de Festival Multicultural com entrada gratuita em todas as suas atividades atendem ao princípio de democratização do acesso e tem o objetivo de aproximar a população local de um evento que estava sendo considerado elitista. O diferencial desta edição é o seminário acerca dos rumos do Musicanto, e, por conseguinte, fomentar o debate sobre os demais festivais congêneres que ocorrem no estado do Rio Grande do Sul, os quais têm passado por dificuldades financeiras, de atração de público cativo e crise de identidade.

Com esta ideia inovadora e um formato de multifeira cultural, a proposta do atual é valorizar e estimular a produção musical, criando espaço também para outras manifestações culturais dentro da "Cidade Musicanto”, que é o espaço externo no entorno do Centro Cultural Antônio Carlos Borges no qual, além de um espaço gastronômico e dos shows e tertúlia livre, o público poderá apreciar exposições de artes plásticas (AAPLAS, Faculdade de Artes de Oberá e Santa Arte), espaço literário com a participação dos escritores locais, Feira de Artesanato Local com o Brique da Praça de Santo Ângelo e o Brique de Santa Rosa, Arte Missioneira, espaço para mostra de trabalhos de entidades assistenciais, intervenções urbanas, presença do Coletivo Contorno de Porto Alegre, espetáculos de dança, oficinas e muito mais.

Saiba  mais, acesse: www.musicanto.com.br 

Nenhum comentário: