quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Escola Concórdia para Surdos pede que sessões pela web tenham intérprete de LIBRAS

Estudantes e direção do educandário, mantido pela Apada, visitaram Legislativo nesta terça



Estudantes das 7ª e 8º séries e 1º Ano, da Escola de Ensino Médio para Surdos de Santa Rosa, estiveram em visita à Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira, 12.
Acompanhados de professores e integrantes da diretoria do educandário, mantido pela Apada, eles entregaram ofício ao presidente do Legislativo, Fernando Classmann, onde manifestam seu apoio à indicação de autoria do vereador Dado Silva, que sugere que a Câmara disponibilize um tradutor/intérprete de LIBRAS nas sessões transmitidas pela web TV, junto ao seu site.
Os professores lembraram a importância de tal ato, já que assim, os estudantes podem acompanhar e compreender todas as discussões da Casa do Povo a cada transmissão, sendo capazes, assim, de interagir no meio em que convivem, participando e exercendo de forma plena sua cidadania.
Eles ressaltaram o fato de ter sido a escola a pioneira no Brasil na implantação da LIBRAS, que desde 2002 passou a ser a segunda língua oficial do Brasil, usada pela comunidade surda como forma de comunicação.
O ofício, assinado por Patrícia dos Santos Pires, diretora administrativa e Fernanda Schley Alves, diretora pedagógica, destaca o fato de que Santa Rosa tornou-se um centro de referências para os surdos, a partir da existência da Escola mantida pela Apada e que no próximo mês comemora seus 28 anos de fundação.
Sensível ao pedido, Classmann lembrou que a Câmara acaba de realizar licitação para contratar uma empresa para as transmissões via internet das sessões e que, a presença de um intérprete, daria sim o direito à acessibilidade. Ele delegou ao assessor de comunicação da Câmara, Claudiomiro Sorriso, que elabore o estudo para ver da viabilidade técnica e estrutural, enquanto que a direção do Legislativo estudará o meio legal da contratação de um profissional para este fim, se possível, ainda para os próximos meses.
Dado Silva destacou o papel fundamental da Apada na formação e inclusão da pessoa com deficiência auditiva e que, a iniciativa do Poder Legislativo se somaria à luta constante pelo direito à voz, de todo o cidadão.

Nenhum comentário: