sábado, 21 de dezembro de 2013

Sustentabilidade: como entender este tema desafiador

por Daniel Cenci*

O tema da sustentabilidade é presença recorrente, nos mais diferentes círculos de conversas. Podemos afirmar que é sim, um tema da moda. Porém, a moda vai e vem, e rapidamente é superada. A sustentabilidade, ainda que um tema tratado superficialmente pela maioria das pessoas, sem dúvidas, é um tema que veio para ficar. Com esta convicção estaremos refletindo neste espaço a sustentabilidade e sua infinidade de conexões na perspectiva do presente e do futuro com qualidade de vida.

Sustentabilidade é um conceito que precisamos compreender cada dia mais e melhor. Porém não se trata de um conceito fechado, conciso, pronto, mas uma construção que oriente as experiências do presente e garanta o futuro com vida boa para todos. Conforme consolidado pela ONU – Organização das Nações Unidas, o conceito de Sustentabilidade, ou Desenvolvimento Sustentável é “um processo que permite satisfazer as necessidades da população atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras”.

Entretanto, a cada dia que passa, percebemos que a ação humana vem causando impactos significativos no meio ambiente, na deterioração das próprias relações sociais e dando maior centralidade e valorização aos aspectos econômicos.

Neste sentido, nossa proposta de pensar criticamente a sustentabilidade, exige repensar as condutas humanas. Não apenas para cuidar do verde das matas, do azul das águas, da pureza do ar e dos solos, dos ecossistemas, da biodiversidade, mas requer revisar as condutas humanas para garantir qualidade de vida e dignidade, para as gerações presentes, sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações.

É, portanto, bem mais exigente que revisar condutas de cuidados com o meio ambiente, Significa revisar valores éticos e condutas do dia-a-dia na relação entre as pessoas, entre as sociedades, revisar relações internacionais e acordos multilaterais, os propósitos sobre nosso crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico. Sobre o patrimônio ambiental, sim, mas também sobre a construção das democracias, do acesso a vida digna, ao bem estar, em todos os recantos do Planeta.

Sustentabilidade é, pois, um tema aglutinador, catalisador, no qual centramos o foco da “luz no final do túnel” para definir nossas ações, investimentos, opções de organização social, de desenvolvimento econômico e de relações do homem com a natureza. Das nossas escolhas de plantio resultarão as nossas colheitas. Das nossas escolhas de valores resultará a sociedade presente e futura. Será este o desafio que enfrentaremos nesta coluna. Refletir os diferentes campos da vida implicados com a qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sem o que não estaremos prospectando futuro sustentável.


*Daniel Cenci é Doutor em Meio Ambiente pela UFPR.

Fale com o colunista: danielr@unijui.edu.br


Nenhum comentário: