sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ONG diz que veículos não podem estar nas mãos de políticos

Repórteres Sem Fronteiras divulga relatório intitulado ‘O Brasil dos 30 Berlusconi’

O número de políticos donos de emissoras de comunicação e a concentração de poder midiático são os destaques do relatório ‘O Brasil dos trinta Berlusconi’. Elaborado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, o documento diz que as características do mecanismo geral de funcionamento da mídia atrapalham a livre circulação da informação e impedem o pluralismo. “Dez grandes grupos econômicos, correspondentes a outras tantas famílias, dividem entre si o mercado da comunicação de massas. O espectro audiovisual é claramente dominado pelo grupo Globo, sediado no Rio de Janeiro, e propriedade da família Marinho. Seguem-se SBT, Rede Bandeirantes e Record”.


Outro aspecto apontado pela RSF refere-se às redes sociais: “Embora conte com uma das mais numerosas comunidades de internautas do mundo e até com um Facebook nacional (Orkut), o Brasil ainda está longe de oferecer a todos seus cidadãos um igual acesso aos novos suportes da informação”, destaca o relatório. Em outro ponto, a ONG registra que o Brasil tem um número exagerado de congressistas, senadores, deputados, governadores ou ministros com poder direto sobre a vida dos meios de comunicação.


O relatório sobre o Brasil também dá destaque para o que chama de “caso mais badalado”, que é a censura ao Estadão. O jornal está proibido pela justiça de publicar qualquer referência aos casos envolvendo o empresário Fernando Sarney, filho de José. “Esse caso de censura ‘preventiva’ continua aguardando uma resolução, já que o Grupo Estado recusou a proposta do interessado, que pretendia retirar as ações em troca de uma censura ‘consentida’”, conclui.

fonte: coletiva.net


Nenhum comentário: