quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lembrando Thoreau – exposição de fotografias de Joesse Azevedo

A exposição de Joesse Azevedo está em suas últimas semanas no Theatro São Pedro


A mostra de fotografias de Joesse Azevedo, gaúcha radicada na Argentina, entra em suas duas últimas semanas no Theatro São Pedro, onde permanece até dia 3 de fevereiro. Intitulada “Lembrando Thoreau”, o projeto tem como conceito a obra de David Henry Thoreau. São fotografias feitas no lugar onde a artista vive, no campo, na Província de Corrientes, na Argentina. Lá ela se divide entre a vida no campo e na cidade, passando períodos em Buenos Aires.

“Há anos leio Thoreau. Além dos famosos “Desobediência Civil” e “Walden”, outros textos seus me inspiram. São profundas reflexões filosóficas permeadas de descrições sobre paisagens, plantas e lagos, a natureza ao redor e o ser humano como parte dela”, explica Joesse. “É ínfimo o que mostro nas fotografias, se comparado ao manancial de vida existente na natureza”, complementa.

Onde mora, a fotógrafa identifica características semelhantes à região onde nasceu, o oeste do Rio Grande do Sul. Paisagens do pampa argentino têm muito em comum com a paisagem da campanha gaúcha, na flora e fauna, rios e banhados. “Quero mostrar a poesia e a transcendência deste universo”, afirma a artista, que registrou as imagens com câmera digital sem uso de recursos extremos de lentes ou Photoshop, e imprimiu em Fine Art.

Joesse Azevedo nasceu em São Borja, no RS. Filha do fotógrafo Wolmar Azevedo, começou a fotografar retratos de crianças em 86 quando, quando nasceu seu primeiro filho. Na década de 90 radicou-se na Argentina, voltando ao Brasil em meados dos anos 90 para uma exposição no Theatro São Pedro, já com o tema natureza.

“Quando estou aí, caminhando e fotografando, tudo está bem. Toda a imperfeição é justificada. Só existe paz”. Assim Joesse Azevedo define sua paixão pela arte da fotografia e pela arte criada pela natureza.



Lembrando Thoreau – exposição de fotografias de Joesse Azevedo

Visitação até 3 de fevereiro no Theatro São Pedro

Horário de funcionamento do Teatro

Entrada franca


Nenhum comentário: