domingo, 11 de novembro de 2012

Macondo Circus comeca amanha em Santa Maria

Santa Maria recepciona agentes culturais, bandas e artistas para a 9ª edição de um dos maiores festivais independentes do país

Agentes culturais, midialivristas, artistas e músicos começam a chegar em Santa Maria para os sete dias do Festival de Artes Integradas Macondo Circus. 

A edição 2012 volta à Praça Saldanha Marinho de 12 a 18 de novembro com shows e espetáculos artísticos. Serão dois palcos na praça, dividindo suas apresentações. Além disso, haverá festas no Macondo Lugar nos dias 14, 15, 16 e 17. 

Artes Cênicas

O Festival de Artes Integradas Macondo Circus traz à Santa Maria dezenas de atrações cênicas, como espetáculos de rua e caixa, cabaré, oficinas e Cine Clown. Entre elas o Cenários Possíveis - Circuito de Festivais Palco Fora do Eixo - com vistas à cartografar as artes cênicas no Brasil e o Encontro Internacional de Palhaços - que tem como princípio norteador a integração entre artistas e a formação em palhaçaria. Além das oficinas apresenta também o Cine Clown, uma mostra de vídeos e filmes transportando-nos para o dom da vida que é o riso.

Artes Visuais

As artes visuais também tem o seu espaço. O Compacto.Arte, projeto que estimula a produção de arte urbana e circulação de artistas, conta com intervenção nas paredes do Macondo Lugar. Transformando o espaço em uma galeria aberta durante o festival, já rolou uma prévia no Macondo Lugar e mais uma esta por vir. Em parceria com a Semana Acadêmica do Desenho Industrial da UFSM e com o Coletivo Subsolo Art, serão ministradas oficinas por este último sobre o grafite a arte de rua, contando com mais intervenções nos muros da Casa Verde.

Formação Livre

Como campus temporário da UniFdE - Universidade Livre Fora do Eixo, o festival vai
proporcionar uma ampla troca de experiências culturais, com ambientes cognitivos de
autoformação e livre circulação de conhecimento. Para isto, em um projeto integrado à
UniCult - Universidade das Culturas - e ao Cultura de Red, ocorre durante o Macondo Circus
o "Encontro Cultura de Red Cone Sul", reunindo o grupo que vem desenvolvendo um espaço
para diálogo entre iniciativas, coletivos, jornalistas, gestores culturais, artistas, entre outros, do
âmbito cultural do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Além disso, oficinas e ações
formativas diversas irão se somar ao Edital de Vivência Macondo Circus, mantendo um espaço de trocas de saberes entre viventes, artistas, convidados e equipe de produção do evento.

Economia Solidária

A moeda complementar UR$ula, integrada ao sistema Fora do Eixo Card, com a apoio da
Secretaria Estadual de Economia Solidária, circulará durante o festival aproximando ainda mais os envolvidos de uma economia mais justa e solidária. Um feira de Economia Solidária será montada na Praça Saldanha Marinho para otimizar a fruição cultural local e do estado.

Atrações Musicais

Entre as atrações musicais locais do festival será a Paris em Chamas, banda formada em 2011 que não se acanhou e começou tocando só canções autorais. A banda indie-rock deixou o estúdio onde grava o primeiro EP para tocar no Circus. A Paris em Chamas divide o palco com a Cartolas que vem de Canoas-RS mais uma vez pra mostrar o rock despojado dos dois discos lançados, Original de Fábrica (2007) e Quase Certeza Absoluta (2010).

A praça será palco de mais uma apresentação da Bandinha Di Dá Dó. A banda de clown
music já faz parte da história do Circus. Em 2010 a banda nem estava na programação e fez questão de vir tocar assim mesmo. Armou o picadeiro no meio da galera. Nem precisa dizer que foi um arraso né? Depois de um turnê pela Europa, a Bandinha volta ao Circus para lançar o disco “It’s a Clown Music! Bandinha Di Dá Dó e Muito mais...”. O trabalho foi lançado oficialmente em setembro com uma grande festa no Salão de Atos da UFRGS.

Quem também toca no Circus é a Skrotes, de Florianópolis. A banda dá a receita que define o som: “Pegue o jazz, misture com o rock, de uma salpicada com reggae, jogue uns sintetizadores, uma boa dose de funk setentista e uma pitada dos melhores ritmos brasileiros, tá aí, você tem “Skrotes”.

Mais duas bandas na line-up do Circus são a Medialunas, de Guaíba e a Gloom de Goiânia. O que liga essas bandas é também o que dará o toque feminino no festival. Mas não
pense que esse toque é delicado! A Medialunas é uma dupla de rock instrumental que conta com a Liege Milk que não tem pena nenhuma da bateria. O show da Medialunas deixa em transe pela qualidade do som.

A Gloom, liderada pela guitarrista Niela, traz o calor goiano pro palco principal do Circus. Beminspirada no novo rock-indie-pop brasileiro, a banda promete não deixar ninguém com o pé no chão. As músicas da Gloom são uma mistura de Ska, Samba, MPB, um pouco de eletrônica e até poesia de cordel.

Saiba mais, acesse o blog do evento e fique por dentro de toda a programação:

Nenhum comentário: