terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alem do olhar...

219 pessoas atendidas.

11 municípios de cobertura.

44 pessoas envolvidas no atendimento e funcionamento da APAE Santa Rosa.

A Escola Especial Albino Mincks, integrada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Rosa, completa 45 anos de trabalhos e plena dedicação às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Ontem à noite (20), na galeria do Centro Comercial Camilo Center, realizou-se recepção para a abertura de exposição de fotografias tendo como tema as crianças que integram a Escola Especial Albino Mincks. A sensibilidade da fotógrafa Eliane Heinle nos permitiu visualizar momentos únicos e delicados que superam o simples olhar subjetivo, desde que observado com o coração e o sentimento altruísta. Daí o título, "Além do olhar em imagens, a emoção de viver", um ótimo evento, muito bem organizado e com presença dos alunos e alunas que circulavam entre os convidados distribuindo sorrisos e abraços.
Logo na abertura foi apresentado um vídeo com o making of da produção das fotos. Na sequência, o protocolo enumerou e agradeceu os apoiadores do evento.

A exposição permanecerá até o dia 28, na galeria, das 8h às 22 horas, para visitação do público. Vale a pena dar uma passadinha lá e apreciar o trabalho da fotógrafa Eliane Heinle.

A exposição faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai até o dia 28 de agosto, em todo o país.

A psicóloga Darla Deobald da Rosa, uma das idealistas do projeto, me contava que a ideia surgiu quando se deparou com evento semelhante que ocorreu na cidade de Milão, na Itália. Darla é uma entusiasta pelo trabalho efetivado junto à entidade e integra uma renovada turma de profissionais que atuam no atendimento aos alunos da Escola Especial.

Fiquei muitos anos fora da minha cidade. E longe, muitas vezes me peguei analisando as particularidades da minha cidade natal e do povo que aqui reside. Quando comparamos, algumas coisas ficam evidentes, e a solidariedade e o associativismo são características marcantes que engrandecem nosso município.

Cumprimento toda a direção da APAE Santa Rosa, alunos, profissionais, funcionários e colaboradores. Excelente trabalho! Cabe aqui registrar a dedicação de inúmeras pessoas que integraram a direção da entidade em toda a sua história de 45 anos. Trabalho voluntário por essência. Maravilhoso! Parabéns a todos!

Para encerrar, um fragmento do texto elaborado pelas psicólogas Darla Deobald da Rosa e Maria da Graça Lyra: "...a criança, adolescente e adulto especial, cada qual com sua especificidade - jeito de ser, agir, compreender-se e compreender a vida -, são capazes de nos dizer que o ser diferente não os torna menos que ninguém, que sermos diferentes é o que nos iguala no mundo social".

Não é necessário dizer mais nada. Ponto.

Gerson Rodrigues / editor







Nenhum comentário: