terça-feira, 21 de agosto de 2012

Multa ao Colegio Dom Hermeto revertida para o Fundo da Crianca e do Adolescente

MPT destina R$ 12 mil à “Criança e o Adolescente” 
de Três de Maio

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santo Ângelo destinou R$ 12 mil ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Três de Maio. O FMDCA tem como objetivo formular, deliberar e controlar as políticas de atendimento a crianças e adolescentes naquele município.

O procurador do Trabalho Marcelo Goulart informa que o valor decorre de ação de execução em acordo firmado em 31 de agosto de 2010 - e não cumprido - pela Fundação L'Hermitage – Colégio Dom Hermeto. Os autos da execução de termo de ajustamento de conduta (TAC) nº 0001098-79.2011.5.04.0751 tramitam na Vara do Trabalho de Santa Rosa.

Ao firmar o TAC, a instituição comprometeu-se a proceder as adaptações necessárias às exigências ergonômicas, bem como à redução ou eliminação dos riscos inerentes ao ambiente de trabalho. Entretanto, as obrigações não foram devidamente cumpridas, razão pela qual houve incidência de multa e posterior ajuizamento da Execução.

O que é o MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT), um dos ramos do Ministério Público da União, é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do estado. O MPT tem autonomia funcional e administrativa e, dessa forma, atua como órgão independente dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Os procuradores do Trabalho buscam dar proteção aos direitos fundamentais e sociais do cidadão diante de ilegalidades praticadas na seara trabalhista.

Prioridades

* Promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação nas relações de trabalho


* Erradicar a exploração do trabalho da criança e proteger o trabalhador adolescente


* Erradicar o trabalho escravo e degradante


* Garantir o meio ambiente do trabalho adequado


* Eliminar as fraudes trabalhistas


* Combater as irregularidades na administração pública


* Proteger o trabalho portuário e aquaviário


* Garantir a liberdade sindical e buscar pacificar conflitos coletivos de trabalho


fonte: Assessoria de Imprensa do MPT-RS / www.prt4.mpt.gov.br

Nenhum comentário: