domingo, 8 de julho de 2012

Cultura politica e politicas culturais


A política cultural tem mudado significativamente, meio século depois de sua invenção como uma categoria. A perspectiva do bem-estar foi substituída pela perspectiva de desenvolvimento, a lógica de governação substituiu a lógica do governo. Essas mudanças só podem ser entendidas no contexto mais amplo das mudanças que a cultura e a política sofreram durante este tempo. A globalização da cultura, sua mutação digital, o seu peso maior na dinâmica social e econômica - todos esses fatores influenciam a transformação das relações entre cultura e política, e assim também a definição e os problemas da política cultural. O mesmo acontece com a mediação da política, com a sua complexidade crescente (entre o global e o local, o público e o privado), e com os seus problemas multiculturais. O estudo da política cultural deve, portanto, ser aberto hoje à consideração dos quadros mais amplos que constituem este objeto: cultura e política.

O PIDCP 2012 organizado pelo Centro para o Estudo da Cultura, Política e Sociedade (CECUPS), Universidade de Barcelona, ​​em colaboração com o Jornal Internacional de Política Cultural, destina-se a enfrentar o desafio de repensar a análise da política cultural a partir dos parâmetros mais amplos da relação entre cultura e política. Do ponto de vista acadêmico e interdisciplinar, aberta às duas ciências sociais e humanas, esta conferência irá discutir os vários aspectos da relação entre cultura e política. Por um lado, analisará institucionalizada política cultural em sua configuração, orientação e dinâmica, bem como o seu impacto, intencional ou não, sobre as estruturas que constituem a esfera cultural. Para além desta área delimitada, por outro lado, ele irá considerar também a projeção de política na configuração do social através da cultura, seja na forma tradicional de controle simbólico ou a afirmação da identidade, ou através das políticas mais recentes de desenvolvimento, criatividade e diversidade. Por outro lado, que também irá considerar a cultura - a ação cultural e artística apresentado por criadores, os cidadãos e a sociedade civil - como um instrumento de ação política, de mobilização ou de conflito. A relação entre cultura, política e política cultural, assim, ser abordado na sua totalidade.

A conferência de Barcelona, ​​contará com a participação de estudiosos de renome de todo o mundo. Será uma ocasião de grande interesse, tanto para o internacional de alto nível da reunião, bem como para o fato de que o evento será realizado em Barcelona, ​​uma cidade muito acessível e atraente. 

Saiba mais, aqui: www.iccpr2012.org

Nenhum comentário: