terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Romaria da Terra em Santo Cristo atrai milhares de pessoas

Cartaz da 35ª Romaria da Terra
A fé e a reverência à terra estão levando milhares de pessoas provenientes de 18 dioceses do Estado para a 35ª Romaria da Terra, que neste ano, será realizada no noroeste gaúcho, em Santo Cristo.

O município, cuja maioria dos cerca de 15 mil habitantes é católica, está recebendo bispos, padres, pastores, religiosos e religiosas, lideranças pastorais e movimentos populares comprometidos com o pequeno agricultor.

De acordo com o pároco da paróquia santo-cristense, padre Eugênio Hartmann a Romaria da Terra é uma grande missa que ocorre por meio de caminhada em estradas, com paradas embaixo de árvores, e a possibilidade de vislumbrar lindos santuários ecológicos.

Neste cenário é construída a consciência da necessidade de cuidado e carinho com a terra e com toda a natureza.

No atual ciclo da Romaria a temática central é uma reflexão e um debate sobre as águas, preservação da natureza e agricultura familiar. Em 35 anos de história é a quarta vez que a região acolhe a Romaria. Em 1981 ela foi realizada nas ruínas de São Miguel das Missões; em 1989 no Santuário de Caaró, e, em 1996, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

A 35ª Romaria da Terra, nesta terça, dia 21, acontece na linha Bom Princípio Baixo, em Santo Cristo. Conforme a programação, hoje às tem acolhida nos trevos de acesso. Na chegada à comunidade de Bom Princípio Alto haverá café com lanches à disposição.

A abertura oficial em Bom Princípio Alto é às 9 horas. Depois, caminhada até Bom Princípio Baixo. Durante a caminhada serão realizadas quatro estações ou cenários com os seguintes temas: Agricultura para Vida e para Morte; Águas para Vida e para Morte; Êxodo Rural e exemplo de comunidade organizada; e Agricultura Familiar Camponesa : Vida com Saúde.

Na sequência haverá celebração eucarística, com a pregação do presidente da Comissão de Justiça e Paz da CNBB, dom Guilherme Werlang. Da celebração participam bispos de várias Dioceses do Estado. Às 12 horas, almoço com lanches, sucos e água potável no local. Os lanches e sucos estarão à disposição durante todo dia.

Na tarde, apresentações artísticas e culturais com artistas locais como Pio e Jorginho, jovens cantores da Matriz, poetas e trovadores, coordenados pelo cantor Antônio Gringo, que fará também sua apresentação especial. 15h30min, encerramento com a celebração ecumênica de envio. 

Fonte: Portal A Tribuna Regional [via Portal Ijui.com]

Nenhum comentário: