terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Justica Social


O Dia Mundial da Justiça Social foi declarado pela ONU por meio da Resolução A/RES/62/10 em novembro de 2007 e é comemorado anualmente em 20 de Fevereiro. A Resolução convida todos os Estados-Membros a dedicarem este dia especial para a promoção de atividades concretas, de acordo com os objetivos e metas da Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social. A observância do Dia Mundial da Justiça Social deve apoiar os esforços da comunidade internacional à erradicação da pobreza, a promoção do pleno emprego e trabalho decente, à igualdade de gênero e acesso ao bem-estar social e justiça para todos.

Mensagem da ONU Secretário-Geral Ban Ki-moon

Ao longo do ano passado, os ventos da mudança varreram o mundo inteiro. Milhões e milhões de cidadãos expressaram seu descontentamento sobre assuntos semelhantes: desigualdade, corrupção, repressão, e a ausência de um trabalho digno. Na origem dessa mobilização de massas está o desejo de justiça social.
Procurar alcançar a justiça social para todos está intimamente ligado a realização dos objetivos de desenvolvimento que foram definidos e acordados na Cúpula Social de Copenhagen, na Cúpula do Milênio e outros fóruns.
Enquanto preparamos a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), temos a oportunidade de repensar estratégias de desenvolvimento e práticas de negócio que nos coloquem no caminho certo para um futuro mais sustentável e equitativo.
A sustentabilidade depende da construção de mercados que sejam capazes de fazer uma melhor distribuição dos benefícios do desenvolvimento. Isto significa dar resposta à procura crescente por parte dos consumidores de produtos e serviços mais ecológicos. E significa também garantir as bases para que todos vivamos com dignidade, estabilidade e oportunidades. Enquanto tentamos fazer esta transformação, devemos integrar a inclusão social nas nossas políticas e ações.
Vamos trabalhar juntos para equilibrar a economia global e construir um novo contrato social para o século XXI. Vamos traçar um novo caminho para o desenvolvimento que nos leve a uma maior justiça social e ao futuro que queremos.

fonte: Aldeia Comum

Nenhum comentário: