sábado, 26 de novembro de 2011

Direito a verdade: Ministra Rosario reune comites nacionais

Ministra Maria do Rosário e Olga Herbertz.

A três-maiense Olga Herbertz integra comitê que discute a Comissão da Verdade e Lei do Acesso à Informação. Ela esteve em Brasília esta semana, onde se reuniu com a Ministra Maria do Rosário, juntamente com outros comitês de diversas regiões do País. Olguinha faz um relato das ações desenvolvidas em Brasília.
[especial para o blog da Revista Afinal]
O comitê Santa-mariense de Direito à Memória e à Verdade foi criado em agosto deste ano. É uma parceria entre o Diretório Acadêmico do Curso de Arquivologia, o Diretório Livre do Direito e o Diretório Quilombo dos Palmares (História), embora esteja aberto para a participação de qualquer outro diretório e mesmo a comunidade em geral.
Nesta semana estive em Brasília para conversar com representantes de outros comitês-fóruns-coletivos sobre a participação da sociedade civil na comissão nacional da verdade. O evento foi organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e reuniu representantes de 25 comitês de todo o país.
Foram discutidas as sanções da Comissão da Verdade e da Lei do Acesso, grandes vitórias, embora ainda tenhamos muito pelo que lutar. Ainda não sabemos qual será a formação da Comissão (que terá 7 integrantes e 14 suplentes), quem serão os nomes indicados e quais os critérios utilizados para as indicações.
A partir de agora será buscada a integração entre os diferentes grupos, para que haja maior visibilidade do movimento. Foi interessante perceber a participação de jovens, uma vez que a questão da abertura dos arquivos e da construção de nova história brasileira está sendo tratada com mais intensidade. A questão é unir as atividades acadêmicas e a integração com a sociedade fora da universidade, tema também tratado e que será buscado pelas entidades estudantis lá representadas.
A Ministra Maria do Rosário esteve presente na manhã desta sexta feira (25), conversando com os participantes. Ela destacou a importância da aprovação da lei do acesso e da comissão da verdade, além da importância da luta de quem está, desde o final da ditadura, esperando tais documentos e até mesmo corpos de parentes desaparecidos e mortos.
Para mim foi uma experiência maravilhosa, estar em uma reunião com ex-presos e perseguidos políticos, parentes de desaparecidos e mortos na repressão, tendo a oportunidade de ouvir suas histórias e estar contribuindo para a construção da verdadeira história brasileira chega a ser indescritível. 

Olga Luísa Herbertz
Graduanda do Curso de Arquivologia - UFSM
Santa Maria - RS

Nenhum comentário: