sábado, 26 de novembro de 2011

Avaliação do 'Santa Rosa Mostra Gramado'

A OSCIP Cidade Interativa, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura de Santa Rosa e membros da equipe que participou da organização da última edição reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 24, para avaliar a segunda edição do Santa Rosa Mostra Gramado.

De acordo com os integrantes, o evento foi bem avaliado com base nas edições anteriores, porém, ainda há muito a ser feito em se tratando de público. Em todas as edições anteriores, cenas lamentáveis de falta de respeito entre os colegas se repetem, não só da classe estudantil, como também de colegas da sétima arte. Logo que encerra a apresentação do filme da escola que o produziu, praticamente todos os alunos se retiram do auditório, e isso se repete com a próxima escola e com o próximo filme. Segundo os avaliadores, isso poderia ser resolvido com oficinas de cinema para produções interescolares, onde os alunos produziriam um filme independentemente da escola que frequentam, interação que se faz necessária para perpetuar o festival de cinema de Santa Rosa.

Em se tratando de público adulto, ficou entendido que nas próximas edições provavelmente será cobrado ingresso, uma vez que o cenário que temos indica que quanto mais elevado for o valor investido, maior é o número de participantes, a exemplo do Musicanto. Ainda com referência ao Musicanto, devemos aplaudir em pé o trabalho desenvolvido pela parceria entre poder público e o festival. O resultado foi o Centro Cívico lotado pelos alunos de mais de vinte escolas nos dois dias do evento, a ponto de emocionar o idealizador do Musicanto, Luiz Carlos Borges, que declarou que o festival está garantido por mais 25 anos; este é o caminho a ser seguido pela comissão organizadora dos próximos festivais de cinema de Santa Rosa.

A proposta das oficinas seria também no sentido de trabalhar com os veículos locais e regionais de divulgação, no mínimo dois meses antes do evento. Outra novidade que se estuda é abrir as inscrições a nível Sul Americano, criando um troféu que homenageie um diretor a cada edição do festival.

O primeiro passo foi dado, se reunir para avaliar cuidadosamente a edição anterior. Agora resta torcer para que consigamos dar sequência às próximas etapas, criando a comissão organizadora, que deverá trabalhar o festival o ano todo, envolvendo o poder público, as escolas e empresas locais e regionais, intensificando os trabalhos do Santa Rosa Mostra Cinema e inserindo a Mostra Gramado no Santa Rosa Mostra Cinema, invertendo a lógica atual. Estamos num estágio vital, ou se avança em qualidade e quantidade em todas as áreas, ou retrocedemos e consequentemente sucumbimos.

fonte: Zulupa www.zulupa.com.br

Nenhum comentário: