segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jornada de Literatura discute redes sociais e midias digitais


Encontro que acontece em Passo Fundo reúne cerca de 135 escritores nacionais e internacionais


Começaram nesta segunda-feira, 22, a 14ª Jornada Nacional de Literatura e a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura (voltada para as crianças), no Circo da Cultura, em Passo Fundo. O título da Jornada, que completa sua 30ª edição, é “Leitura entre nós: redes, linguagens, mídias”, e discutirá o impacto das novas plataformas digitais na forma como a literatura se consome e vem se transformando. O encontro deverá reunir cerca de 135 escritores nacionais e internacionais para debates, palestras, seminários, conferências, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições.

A discussão sobre os novos formatos digitais e as suas possibilidades vai nortear a programação, colocando em pauta que a tecnologia pode ser usada para o estímulo da leitura e da formação de público para a arte. “As escolas estão cheias de livros, mas o que falta é que os professores atuem como incentivadores”, comenta a idealizadora e coordenadora das Jornadas, a professora Tania Rösing. Nessa perspectiva, uma das questões-chave desta edição será a aproximação do professor, dos novos formatos e da lógica cadenciada pelo universo digital e repleto de informações.

Entre os autores internacionais convidados estão o premiado português Gonçalo Tavares; os argentinos Beatriz Sarlo e Alberto Manguel; o americano Nick Montfort; os britânicos Peter Hunt e Kate Wilson; e o tunisiano Pierre Lévy. Já o Brasil é representado por uma série de escritores como Edney Silvestre, Marcia Tiburi, Tatiana Salem Lévy, Eliane Brum, Maurício de Sousa, entre outros.

Nenhum comentário: