quarta-feira, 3 de junho de 2015

25 anos da UNIJUÍ em Santa Rosa

UNIJUÍ comemora 25 anos de atividades de Ensino Superior em Santa Rosa

Mais de duas décadas promovendo o desenvolvimento na região

Convênio assinado com o Instituto Educacional Dom Bosco
em 06 de junho de 1990.

Lançamento da pedra fundamental - 1998

Construção do câmpus Santa Rosa - agosto 1999

Inauguração do Câmpus - 07 de abril de 2000

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) estará completando 25 anos de atividades na área do Ensino Superior em Santa Rosa, no sábado, dia 06 de junho.

A UNIJUÍ iniciou a sua história em Santa Rosa, na Faculdade de Educação, extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituída em Santa Rosa em janeiro de 1970. A Faculdade, instalada pelos padres Salesianos, assumiu sua autonomia em 1973, quando passou a ser denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, sob responsabilidade do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB).

Em 06 de junho de 1990, consolidou-se a unificação das instituições FIDENE/UNIJUÍ e IEDB. No ano de 2000, com o fim do Convênio de Cooperação com o IEDB, as atividades da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa passaram a ser realizadas em sede própria, construída junto à RS 344, Km 39.

A UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa está inserida no desenvolvimento da região por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, que são os pilares que orientam o “fazer” da universidade. No ensino, oferece cursos de graduação em Administração Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Pedagogia e Psicologia, e de pós-graduação em diversas áreas. Na pesquisa há vários projetos em desenvolvimento com a participação de alunos e professores. A pesquisa é o diferencial na formação dos alunos, possibilitando novas descobertas que contribuem para o conhecimento. A extensão proporciona o envolvimento com a comunidade, sendo uma atividade de mão dupla, pois aprende a universidade e a sociedade. Os serviços disponibilizados para a comunidade gratuitamente por meio das atividades de extensão compreendem o Escritório Modelo, com atendimentos focados na área jurídica e a Clínica de Psicologia, prestando atendimento clínico à comunidade.

Há laboratórios que auxiliam nas demandas da comunidade, como: O laboratório de Atividades Físicas e Promoção a Saúde, do curso de Educação Física, o qual atualmente acompanha pacientes hipertensos, cardiopatas, oncológicos, diabéticos e obesos; o Laboratório de Engenharia Civil, que executa ensaios em diversas áreas da construção civil; e o Laboratório de Gestão, do curso de Administração, que tem a função de servir de elo entre as empresas e os alunos, acolhendo as demandas da comunidade interna e externa, ampliando atividades como palestras, oficinas, viagens de estudos e workshops. O curso de Pedagogia disponibiliza a Ludoteca, um espaço com atividades lúdicas, contação de histórias e pintura de rosto.

A Universidade também propicia à comunidade a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), que tem como foco o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica.

Em parceria com o Governo Estadual são desenvolvidos programas de extensão, como o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) e Redes de Cooperação. Com a APEX/Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, a UNIJUÍ desenvolve o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX).

O Câmpus também se destaca por ofertar programas de residência, para profissionais ligados à área da saúde. O Programa de Residência em Medicina de família e Comunidade, único em toda a região Noroeste, e o Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que contribui na qualificação de profissionais para a gestão/atenção dos serviços de saúde com vistas à organização da atenção básica através da Estratégia de Saúde da Família.

De acordo com o Pró-Reitor do Câmpus, professor Ariosto Sparemberger, a presença da Universidade em Santa Rosa representa para os estudantes da região a possibilidade da sua formação em diversas áreas do conhecimento. Por meio das atividades de pesquisa e de extensão, a UNIJUÍ participa do desenvolvimento regional, estando inserida com os demais agentes neste processo. Os 25 anos de atividades é fruto da confiança depositada pela sociedade na Universidade e do retorno positivo desta junto às demandas da comunidade local e regional.

O Câmpus estará organizando uma programação especial em comemoração aos 25 anos no mês de agosto, com homenagens, momentos culturais e de integração com os acadêmicos da Instituição.


Crédito das Imagens: Arquivo FIDENE/MADP

Nenhum comentário: