terça-feira, 12 de maio de 2015

1º Fórum Nacional de Cultura

Evento começou ontem em Gramado


Falar de cultura não se resume apenas a conhecimento ou tradições de um nicho da sociedade, mas é também falar de educação, turismo e economia, entre outros segmentos que se ramificam quanto a esta pauta. Assuntos que circundam a cultura serão debatidos no 1º Fórum Nacional de Conselhos e Dirigentes de Políticas Culturais.

O idealizadores, Secretaria de Cultura de Gramado, Conselho Estadual de Cultura e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura, prepararam uma ampla programação que reunirá conselheiros, gestores, artistas, produtores, agentes culturais, entidades, empresas e interessados na área de 11 a 13 de maio, no Expogramado.

Durante o evento acontecerá o 2º Encontro de Conselhos Municipais de Políticas Culturais do RS, que tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel dos Conselhos e Conselheiros Municipais na implementação das políticas culturais alinhadas com o Sistema Nacional de Cultura. Além do Encontro de Conselhos Municipais, acontecerá também o Encontro de Dirigentes Culturais e reunião Ordinária aberta ao público do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta.

“Temos uma ampla programação que abrirá espaço para debates e também para alinhar as atividades realizadas nas esferas municipais e estaduais com o plano de trabalho nacional. O evento é gratuito e toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com ideias e sugestões que venham a aprimorar as frentes de trabalho realizadas em seus municípios”, destaca a secretária de Cultura de Gramado, Michele Scariot.

Ao final do encontro serão disponibilizados certificados de participação de 30 horas. Mais informações: Conselho Estadual de Cultura do RS | (51) 3225.8490 | Rua Sete de Setembro, 1020 – 2° andar | Centro Histórico – Porto Alegre | RS. Informações e programação estão no site www.conselhodeculturars.com.br.


Principais pautas:

Participação social na Cultura, os Sistemas Nacional e Estaduais de Cultura, a Agenda 21 da Cultura (Barcelona/2004), a Lei Cultura Viva, a atuação dos movimentos sociais na agenda político-cultural nacional, orçamento público para cultura nos municípios, estados e união, a Cultura na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação e o projeto de integração cultural de fronteiras.

Nenhum comentário: