segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Navegar é preciso (editorial)


O processo cultural de Santa Rosa passa por um momento positivo. 

Depois de uma situação que apontava para a estagnação, o setor conseguiu reagir à ofensiva e se consolidar como um elo importante no desenvolvimento da cidade. Surgem novas alternativas de cultura em Santa Rosa. A Santa Arte – iniciativa independente – reúne, agrega e mobiliza grande número de artistas em seus eventos coloridos e cheios de energia.

O Centro Cultural avança. A estrutura organizativa cultural existe. Temos conselho municipal de políticas culturais em pleno funcionamento. Os escritores reunidos na ASES. Temos um sebo. Livraria. A Editora Café Pequeno do Sávio Hermes, com todo apoio aos escritores. A Secretaria de Cultura e Turismo manteve-se intacta, sem fusão com outros setores. O Fundo Municipal de Cultura está aí disponibilizando R$ 150 mil para projetos locais. O Musicanto tem tudo para acontecer, né, Cláudio? A Mostra Artistas da Terra chegou a 26ª edição. A 10ª Feira do Livro está na Praça. Festival de Dança em outubro. As escolas e seus grupos de dança e cultura em geral. O SESC anima a cena cultural com seus projetos nas áreas de música, teatro e cinema. E por falar em cinema, palmas para o incansável Barão e sua luta pela manutenção da sala de exibição no Centro Cívico.

E a Cidade Interativa entra para a história como autora do maior projeto ambiental a ser implantado em Santa Rosa. O Tape Porã. Até a ACISAP se mobiliza para implantar pontos de leitura em abrigos de ônibus. Sem contar as iniciativas particulares, como o projeto da professora Maira Engers que conseguiu a doação de dois mil livros da FIERGS que estão disponíveis nos pontos de livros. O Vilson Kunzler - figura exponencial da nossa cultura - comemora 25 anos com o SESI SHOW. Lembrar ainda a discussão sobre o patrimônio histórico que avança a passos lentos, mas já contabiliza dois encontros regionais com discussões de alto nível. Devo ter esquecido algumas iniciativas, mas em síntese é este o quadro que podemos observar na cena cultural local. E la nave va.



Gerson Rodrigues

Editor




[Editorial publicado na edição impressa #46 da Revista Afinal]


Nenhum comentário: