quarta-feira, 23 de julho de 2014

Santa Rosa recebe concerto gratuito da Ospa



Apresentação que integra a temporada Ospa pelos Caminhos do Rio Grande ocorre no domingo (3/8), às 18h, no Centro Cívico Cultural


No dia 3/8, Santa Rosa receberá a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre para o segundo concerto da temporada Ospa pelos Caminhos do Rio Grande - financiado pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, com patrocínio de Favorit e Petrobras. Sob a regência de Evandro Matté, a apresentação ocorrerá no Centro Cívico Cultural (Rua Buenos Aires, 937), às 18h, com entrada franca. O repertório fará uma homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil em 2014, que também é oficialmente o ano da Alemanha no país.

O concerto inicia com a execução de Trumpet Voluntary, de autoria de Jeremiah Clarke (1674-1707), mas foi durante muitos anos atribuída a Henry Purcell (1659-1695), um dos compositores mais importantes do século XVII e uma das figuras centrais da tradição inglesa da música de concerto. Em seguida, a Ospa apresenta Sinfonia nº 40, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A obra foi composta no ano de 1788, em um período excepcionalmente produtivo do compositor.

A próxima peça é Adágio, escrito por Remo Giazzoto (1910-1998) a partir de um fragmento de Tomazo Albinoni (1671-1751), prolífico compositor veneziano que teve boa parte de sua obra destruída durante bombardeio da Dresden State Library pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Adágio foi publicada somente em 1958 e foi graças a esta obra que o compositor saiu do obscurantismo e tornou-se mais conhecido.

O programa continua com Intermezzo da Cavalleria Rusticana, grande sucesso de Pietro Mascagni (1863-1945). Depois, mais uma de Mozart - Pequena Serenata Noturna. Composta em 1787, para dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, hoje costuma ser apresentada em seu arranjo para orquestra.

A próxima peça é de Johann Sebastian Bach (1685-1750): Jesus, Alegria dos Homens, que integra a cantata "Herz und Mund und Tat und Leben", escrita em 1716. Para finalizar o espetáculo, a Ospa apresenta Abertura Egmont, de Ludwig van Beethoven (1771-1827). A peça trata da luta contra a tirania, a partir da figura do Conde Egmont, líder na resistência dos Países Baixos à dominação espanhola, no século XVI.

Em sua segunda edição (a primeira ocorreu nos anos de 2011 e 2012), o projeto Ospa pelos Caminhos do Rio Grande realizará nove concertos com programação de alta qualidade em cidades do RS em apresentações públicas, de acesso gratuito, com previsão de reunir milhares de pessoas. O primeiro ocorreu em São Leopoldo, no dia 24/7. O objetivo é investir na popularização da música sinfônica e na formação de novas plateias no Estado.


Evandro Matté (maestro)
Depois de graduar-se em Música pela UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fez especializações na University of Georgia, nos EUA, e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Atuou como maestro em festivais, participando de inúmeros master-classes, incluindo com o aclamado maestro Kurt Masur. Em 2007, assumiu a Orquestra Unisinos Anchieta, onde também é coordenador cultural, estando à frente do projeto social Vida com Arte. Também é coordenador do Show Musical e da Escola de Arte, ambos do Colégio Anchieta, em Porto Alegre. Como maestro da Orquestra Unisinos Anchieta, tem atuado com importantes solistas do cenário da música de concerto: Yang Liu (CHI), Pierre Dutot (FRA), Emmanuele Baldini (ITA), Fred Mills (EUA), David Guerrier (FRA), entre outros. Também atuou em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, entre eles: Fafá de Belém e Kleiton & Kledir. Gravou o CD “Orquestra Unisinos Anchieta”, com obras de Piazzolla, Carlos Gomes e Elgar. É diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música. Atuou como docente na graduação em Gestão Cultural na Unisinos e é coordenador do Curso de Especialização em Gestão Cultural da universidade. Possui formação em projetos de Lei de Incentivo à Cultura e gestão pública. É pós-graduado em Gestão Empresarial.



OSPA PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE

2º CONCERTO DA TEMPORADA

SANTA ROSA - RS


Data: Domingo (3/8), às 18h

Local: Centro Cívico Cultural (Rua Buenos Aires, 937 – Santa Rosa)

ENTRADA FRANCA


PROGRAMA:

Henry Purcell (Jeremiah Clarke): Trumpet Voluntary

Wolfgang Amadeus Mozart: Sinfonia no 40

Tomazo Giovanni Albinoni (Remo Giazzoto): Adágio

Pietro Mascagni: Intermezzo da Cavalleria Rusticana

Wolfgang Amadeus Mozart: Pequena Serenata Noturna

Johann Sebastian Bach: Jesus, Alegria dos Homens

Ludwig van Beethoven: Abertura Egmont



Regente: Evandro Matté



Promoção: OSPA e Comissão de Imigração Alemã no Brasil

Apoio: Prefeitura de Santa Rosa

Realização: Cida Cultural

Patrocínio: Favorit e Petrobras

Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do RS



Nenhum comentário: