quarta-feira, 23 de julho de 2014

Parada Gráfica mostra zines, quadrinhos e artes gráficas


Parada Gráfica mostra zines, quadrinhos e artes gráficas no Museu do Trabalho
A segunda edição do evento vai rolar dias 26 e 27 de julho


As feiras de publicações independentes são um fenômeno recente e que cresce cada vez mais no mundo. No exterior, feiras como Libros Mutantes, em Madri, e aNY Art Book Fair, organizada pela livraria Printed Matter juntamente com o MoMA, trazem uma retomada da auto-publicação em um mundo onde as grandes editoras cada vez mais fecham suas portas. No Brasil esse movimento é talvez ainda mais impressionante. O número de feiras se multiplica desde 2007, quando a pioneiraTijuana foi organizada pela Galeria Vermelho, em São Paulo. Hoje, feiras como Pão de Forma, no Rio, Feira Gráfica de Belo Horizonte e a Feira Plana, com seus mais de 10 mil visitantes nos Jardins do MIS, em São Paulo, se espalham pelo país. Porto Alegre ganhou a sua feira em 2013, quando o Museu do Trabalho convidou os artistas gráficos Nik Neves e Rafael Sica para serem parceiros na realização daParada Gráfica que já na sua primeira edição se tornou uma referência no cenário brasileiro. Prova disso é o número recorde de expositores inscritos para a edição desse ano. Na edição de 2014, a Parada Gráfica apresenta mais de cinquenta selos, autores e editores independentes de todas as partes do Brasil.

Além da feira de expositores e editores - com venda de publicações inéditas, gravuras e cartazes - um dos maiores atrativos da Parada Gráfica, que acontece dias 26 e 27 de julho no Museu do Trabalho, são as oficinas, para adultos e crianças, todas gratuitas. Conversas com autores e editores e a exposição do artista MZK completam a programação.

O evento abre com a exposição do artista homenageado MZK na Galeria Península, vizinha ao Museu do Trabalho, no dia 25 de julho, às 19h. MZK produziu especialmente para a Parada Gráfica um cartaz em serigrafia que estará a vendadurante a feira. Na tarde de sábado, 26, o público vai encontrar quadrinistas do primeiro time de artistas nacionais como Rafael Coutinho, Pedro Franz, Rafael Corrêa e Fabio Zimbres, publicações e editoras como Máfia Líquida, De Zaster e Meli-Melo e as revistas Beleléu e Prego.

Oficinas práticas e gratuitas serão realizadas durante todo o fim de semana, como o workshop “Oficina de quadrinhos Beleléu”, organizado por Estêvão “Stêvz” Vieira e Tiago “Elcerdo” Lacerda. Artistas e técnicos do Museu do Trabalho coordenarão oficinas criativas e práticas abertas de Xilogravura, com Gustavo Freitas e Graziela Salvatori; Ponta Seca em matriz alternativa, com Glaé Macalós e Marcelo Lunardi.Essas oficinas funcionam todo o sábado e não é preciso se inscrever. Durante os dois dias acontecem atividades para crianças, como o Concurso da revista YOYO,onde crianças podem desenhar a contracapa da próxima edição da revista. Além da oficina Livro Gigante, conduzida pela artista paulistana Thais Ueda, que convida os pequenos a criar um livro em grandes proporções usando o próprio contorno do corpo.

No fim de tarde de sábado acontece o painel Livre imprensa, educação e transformação social, com o jornalista, artista e educador Sylvio Ayala e a artista e tradutora Lúcia Rosa, que participa do coletivo Dulcinéia Catadora, formado principalmente por catadores que trabalham na Cooperglicério, em São Paulo. Ambos irão discutir a publicação independente e o fanzine a serviço de coletivos e projetos comunitários.

Nesse momento onde a própria tecnologia coloca o objeto livro em cheque, a publicação independente - feita na maior parte das vezes de forma artesanal, numerada e impressa em pequenas tiragens - retoma a paixão pela tinta impressa, e coloca em cada um deles um pouco das ideias do nosso tempo.


Lista de expositores:

Aqui em BSB (DF) / Antílope + Suplemento (SP) / Alex Vieira + Prego (ES) /Alexandre Carvalho (RS) / Anna Bollenna (Bianca) (MG) / Bebel Books (SP) / Revista Beleléu + Selo Rabanete (RJ) / Codex ex-Machina (PR) / Dulcinéia Catadora (SP) / Denny Chang (RS) / Editora Nadifúndio (RS) / Editora Criatura (RJ) / Editora Granada (SP) / Editora Contorno (RS) / Fabio Zimbres + TONTO (RS) / Fernando Jobim (RS) / Gerlach + Máfia Líquida (RS) / Koostella (Crime da Mala) (BR/Suiça) / Lote 42 (SP) / Livros de Artista - org. Marina Camargo (RS) / Lidia Brancher + Nina Moraes +Grazi Fonseca + Paula Streit (Plim) +Victoria Linhares (RS) / Meli-Melo (SP) / Murilo Martins (SP) / Mazo Paraizo (RJ) / Música para os olhos (RS) / Mayra Flamínio (PR) / MZK (SP) / Musculo Zine (RS) / Rafael Coutinho + Narval Comix (SP) / Neiliane Araujo + Marcelo Salum + AAEE Camisetas + Sarau Visual (SP) / Oliver Lucas (MG) / Polvilho Edições (MG) / Paulo Chagas (RS) / Patrícia Francisco + Histórias Pintadas (SP) / Pedro Franz (SC) / Pipoca Press (RJ) / Publicações Yara (SP) / Rodrigo Okuyama (PR) / Rafael Correa + Gibi Gibão (RS) / Rafael Sica + Nik Neves (RS) / Rua do Ensaio (RJ) / Sylvio Ayala + Bagazine

Tridente (RS) / Xablo Lutz + Adri A. (RS) / YOYO Zine (SP) / Zansky + Edições de Zaster (SP) / Zine George (RS) / Núcleo de Gravuras do RS / Jairo “Caveman” (expositor homenageado)



PARADA GRÁFICA

26 e 27 de julho de 2014

Museu do Trabalho. Rua dos Andradas, 230 - Porto Alegre – RS / Brasil



25 de julho abertura da exposição de MZK

Galeria Península. Rua dos Andradas, 351 - Porto Alegre - RS/Brasil

Mais informações: www.museudotrabalho.org


Nenhum comentário: