segunda-feira, 14 de julho de 2014

A vertigem dos animais antes do abate é o novo espetáculo de Luciano Alabarse

A vertigem dos animais antes do abate faz curta temporada no Teatro Renascença

O novo espetáculo de Luciano Alabarse e Margarida Peixoto estará em cartaz quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 18h, de 17 a 27 de julho



Impactante. Assim está sendo definida a nova peça de Luciano Alabarse e Margarida Peixoto, que entra em cartaz agora no Teatro Renascença, depois de duas semanas incríveis no Theatro São Pedro. Ninguém sai do teatro como entrou. Comentários nas redes sociais e entre os formadores de opinião revelam que, para o bem ou para o mal, A vertigem dos animais antes do abate, do grego Dimítris Dimitriádis é assunto na cidade. “Levei um susto ao ler pela primeira vez este texto, mas dei razão ao Marcelo (Adams), ator que sempre está comigo: o texto é feito pra mim”, afirma Luciano. “A força do Dimitriádis é inacreditável. Ele alia tragédia clássica com a mais absoluta modernidade, num texto de voltagem poética e exasperante”.

A peça foi pensada, elaborada, digerida, debatida e, finalmente ensaiada desde o final da temporada de Marxismo, Ideologia e Rock´n´roll. É assim que Luciano trabalha: mal termina uma montagem, já está pensando em outra, jogando sua energia, envolvendo elenco e equipe. A direção é repartida com Margarida Peixoto, e os atores são peças determinantes no trabalho. “Nunca reparti a criação de um espetáculo como desta vez. Os atores propunham o desenho de suas cenas e a gente partia delas.” A trilha sonora, sempre um diferencial em suas peças, partia da ideia inicial de usar músicas estrangeiras para não interferir no texto, mas, ao ouvir o disco do paulistano Pélico, Luciano mudou o conceito: “chamei a Muni para cantar canções lindas que comentam a ação. E o maestro Everton Rodrigues no piano interpreta Handel e Chopin. Tudo ao vivo, tornando poético e lírico o que poderia ser apenas pesado. Para público respirar e curtir”, completa.

A vertigem dos animais antes do abate é um espetáculo vertiginoso do título até o último suspiro dos atores que dão vida às personagens transcendentes em uma história que revela o mais íntimo e cru dos seres humanos. Em cenas curtas, comentadas por um coro apocalíptico, acompanha-se desenvolvimento, ascensão e queda de uma família ao longo de trinta anos. Todas as relações interditas da civilização ocidental estão presentes nas relações familiares, entre pais e filhos, irmãos e irmãs. Aqui, Eros e civilização não tem força para conter o surgimento das paixões avassaladoras e proibidas. Em um ambiente familiar, quase que enclausurados, Nilos Lákmos é atormentado em relação à sua sexualidade, entre suas escolhas de gênero e seu casamento com Militsa. O casal, seus filhos e um amigo da família, dão vazão às suas paixões e interdições emocionais, o que os levará à loucura e ao crime. A relação entre o Nilos de Dimitriádis e Édipo de Sófocles é cristalina, porém, aqui, tudo é assumida plena e conscientemente. A família de Nilos, sem maiores explicações, ascende também socialmente, conhecendo, depois de uma fase de pobreza e dificuldades, a riqueza e a abastança. Todas as mudanças sociais e econômicas não escondem a furiosa busca de felicidade arraigada em cada personagem, indiferentes às convenções mais básicas da família tradicional.


Elenco

Marcelo Adams / Ida Celina / Elison Couto / Pingo Alabarce / Gustavo Susin / Áurea Baptista

Coro: Mauro Soares, Plínio Marcos e Alexandre Silva


Participações especiais

Voz – Muni / Piano - Everton Rodrigues

Direção - Luciano Alabarse e Margarida Peixoto

Texto - de Dimitris Dimitriádis

Direção musical - Everton Rodrigues

Iluminação - João Fraga e Maurício Moura

Figurinos - O Grupo

Maquiagem - Elison Couto

Pintura do cenário e Adereços - Adalberto Almeida

Programação gráfica - Dídi Jucá

Fotografia: Mariano Czarnobai e Juliana Alabarse/ Creative

Produção executiva - Fernando Zugno e Miguel Arcanjo

Coordenação do projeto - Luciano Alabarse

Faixa etária: 18 anos

Duração: 1h30

A vertigem dos animais antes do abate

De 17 a 27 de julho

De quinta a sábado às 20h e domingo às 18h

Teatro Renascença – Erico Verissimo, 307. Menino Deus.


Ingressos:

40 reais (inteira)

20 reais (meia) – idosos, classe artística, estudantes


Nenhum comentário: