segunda-feira, 21 de julho de 2014

1º Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre abre inscrições

Projeto da Fantaspoa Produções, sediado na capital em novembro, abre uma janela para estudantes de cinema em âmbito nacional



A sétima arte acaba de ganhar um espaço inédito em Porto Alegre. E é claro que a ideia só poderia partir de cabeças vanguardistas e entusiastas como as que estão à frente do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Eles acabam de lançar o pioneiro 1º Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre, que acontece de 7 a 16 de novembro, e já tem inscrições abertas. Podem participar das seleções competitivas e demonstrativas, longas e curtas metragens de todo o país, desde que as produções sejam exclusivamente criadas no âmbito de faculdades e escolas técnicas de cinema. “A ideia é levar o filme dos alunos para exibição e colocar em contato jovens cineastas com o público real. Esses filmes dificilmente chegariam ao grande público de outra maneira” salienta Fleck.

Todas as atividades do evento serão gratuitas, democratizando o acesso à cultura. As inscrições para o evento também são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de setembro, aceitando filmes finalizados a partir 1º de janeiro de 2012. Além da exibição dos filmes, o festival também promove encontros do público com os realizadores, além da criação de um fórum de troca de informações entre pessoas interessadas em cinema. E ainda, especificamente no Rio Grande do Sul, aproximará estudantes das cinco escolas de cinema do estado, com o objetivo de fortificar e consolidar a produção cinematográfica local, considerada a terceira maior do Brasil.

O I Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre é um projeto financiado pelo FUMPROARTE e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e é uma realização da Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais LTDA. O cartaz é assinado por Ron Selistre.


Mais informações: www.festivaldecineuniversitario.com


Nenhum comentário: