sexta-feira, 20 de junho de 2014

CIDADE INTERATIVA DIVULGA NOTA SOBRE O TAPE PORÁ

Nota Informativa

TAPE PORÃ – Caminho Bonito – Floresta Urbana

Por uma Santa Rosa com harmonia entre  a  natureza e urbanização
O verde em meio à cidade que cresce

            Relato da reunião  ocorrida no dia 17 de junho de 2014

Local: Museu Municipal
Hora: 18h30

Assuntos debatidos

1-Efetivação do Tape Porã
2- Possibilidade de construção de Terminal de ônibus na área verde da Teixeira Mendes (em frente ao parcão)
Participaram 28 pessoas  representando:
1-    OSCIP Cidade Interativa
2-    Conselho Municipal de Meio Ambiente
3-    Conselho Municipal de Políticas Culturais
4-    Câmara de Vereadores: Vereador Valdemar Fonseca   e  Dado Silva
5-    Governo Municipal: Secretarias do Planejamento, Cultura e Turismo, Ambiente  e Mobilidade Urbana
6-    ONG Terra Verde
7-    Imprensa
8-    Representantes da comunidade

Deliberações (resumidas, a íntegra da reunião está registrada em ata)

Após intenso debate, com ampla participação, o grupo definiu que:

1-    Santa Rosa é uma cidade que cresce e  isso é motivo de orgulho aos cidadãos, mas concomitante ao crescimento é preciso pensar em sustentabilidade aliada ao desenvolvimento,  a preservação de espaços verdes urbanos é necessário. A área verde da rua Teixeira Mendes é extensão do parcão e faz parte do Tape Porã. Para que  crescimento  de nossa cidade atinja um nível satisfatório de qualidade de vida,  é necessária a harmonia entre  a população, natureza e urbanização. 

2-    O grupo não desconhece a necessidade de se pensar no bem-estar dos usuários de transporte coletivo, mas a localização deste pode ser pensada de maneira a se achar outra possibilidade de localização,  manifestou-se, portanto,  contrário à instalação de Terminal de ônibus na área verde da Rua Teixeira Mendes .

3-    O Tape Porã é um conceito amplo de qualidade de vida em vários aspectos (engloba ambiente, lazer, cultura, turismo, educação, mobilidade urbana), devido a isso deve ser planejado e projetado de maneira  que contemple todas essas áreas.

4-    Qual o trajeto que compreende o Tape Porã? Com muita clareza, o grupo entende que  é o trajeto que vai da antiga Estação Ferroviária do centro (hoje, Museu Municipal) até a Estação Ferroviária do bairro Cruzeiro.  O início do tape Porã, portanto, inicia no Parcão, passa pela extensão da área verde da Rua Teixeira Mendes e segue até a estação Ferroviária do bairro Cruzeiro.

5-    É necessário que se construa o projeto definitivo do Tape Porã e um Plano Diretor para o mesmo.

6-    Prefeito Alcides Vicini destinou  400 mil reais ao Tape Porã. 200 mil já estão à disposição  e 200 mil  serão liberados no final de 2014. O uso deste recurso será debatido na primeira reunião do Grupo de Trabalho.

7-    Foi formado um GT – Grupo de Trabalho composto por representantes das entidades presentes que vai reunir-se já na próxima semana, terça-feira, 24 de junho, às 8h, na Prefeitura para iniciar os trabalhos de planejamento e  efetivação do Tape Porã.

          Agradecemos a todos os participantes que, por mais de duas horas debateram o projeto Tape Porã, a manutenção e preservação da área verde da Rua Teixeira Mendes e a sua inestimável importância para a Santa Rosa do futuro.

Santa Rosa, 20 de junho 2014
Maria Inez F. Pedroso

Presidente – OSCIP Cidade Interativa


Nenhum comentário: