quinta-feira, 19 de junho de 2014

Caravana da Anistia resgata momentos históricos em Três Passos


Três Passos recebeu no último dia 14, a 86ª Caravana da Anistia. A ocasião serviu para resgatar personagens e momentos históricos vivenciados naquela comunidade quando do golpe de estado civil-militar impetrado em 1964.

A Caravana liderada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, julgou 29 processos de anistia, além de pedir desculpas, em nome do Estado Brasileiro, pela violação aos direitos humanos praticados por seus agentes.

Na manhã de sábado, 14, a Comissão da Verdade do Rio Grande do Sul, coordenada pelo professor Carlos Frederico Guazzelli, ouviu depoimentos de militantes da Guerrilha de Três Passos (1965), que integravam os Grupos dos Onze, organizados pelo ex-governador gaúcho Leonel Brizola, na luta pela manutenção do governo institucional e legitimado de João Goulart; e da Vanguarda Popular Revolucionária – VPR (1970), que montou uma base de resistência em Três Passos e no interior de Esperança do Sul, vindo a ser combatida pelas forças do Exército, com integrantes sendo presos arbitrariamente e torturados.

Também no sábado, foi criado o Comitê Celeiro – Memória, Verdade e Justiça, que vai integrar a Rede Brasil Verdade, Memória e Justiça.

Para o final deste mês está previsto um evento oficial da Comissão Nacional da Verdade, que virá à região para colher dados referentes à Guerrilha de Três Passos, levante que aconteceu em março de 1965 e que é considerado o primeiro ato de resistência organizado à ditadura civil-militar em todo o Brasil.


Fonte: Rádio Alto Uruguai / Três de Passos News


Nenhum comentário: