terça-feira, 25 de março de 2014

Municípios disputam a referência na área de oftalmologia

Secretaria de Saúde adota medida para manter oftalmologia em Santa Rosa e Três de Maio





Para resolver o impasse quanto ao atendimento na especialidade de oftalmologia oferecido pelo Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio e pela Clínica Ocular Center, em Santa Rosa, o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT); o diretor do HSVP, Altair Copatti, o coordenador adjunto Ademar Olsson e a representante do Planejamento da 14 ª Coordenadoria Regional de Saúde, Gislaine Mella resolveram unir esforços. Eles se reuniram com o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Antônio de Oliveira Lobato, na manhã de terça-feira (25/03).

O Hospital São Vicente, que dispõe de quatro médicos fixos para fazer frente à demanda da especialidade de oftalmologia da região, realiza cerca de 700 consultas/mês, quando a meta exigida é de 1000 consultas. A preocupação se deve ao fato de que a Clínica de Santa Rosa pleiteia a condição de entidade de referência regional na especialidade, o que poderia implicar perda de incentivos para a entidade tresmaiense. “O nosso atendimento é completo. O paciente consulta, pode fazer os exames e o procedimento, se necessário, no mesmo local. A população confia no nosso trabalho. Nossa dificuldade é manter profissionais oftalmologistas atuando no hospital”, detalhou o diretor do Vicente de Paulo.

Ele argumenta que foram investidos mais de R$ 1,3 milhão em recursos públicos para a compra dos equipamentos oftalmológicos utilizados no hospital, o que é resultado da aplicação, pelo governo Tarso, dos 12% das receitas líquidas em saúde, conforme determina a Constituição. “Atendemos 99% de SUS, temos recurso público investido, é natural que tenhamos preferência”, reforçou Copatti

Lobato explicou que a previsão de referências a entidades é pactuada com os municípios e não imposta pelo Departamento. “A demanda de abertura de novos serviços médicos e especialidades médicas nos municípios é dos gestores. E, nesse caso, partiu de Santa Rosa. Não se pode negar a eles, porque é um município grande. Mas se vai ser referência na região, isso não podemos afirmar, porque não é decisão nossa. No entanto, se houver impasse, a preferência é para a instituição filantrópica”, ressaltou, lembrando que a Clínica Ocular Center é particular.

Para resolver a questão, o diretor propôs que os serviços de oftalmologia de Santa Rosa, que dispõem de dois médicos e atende a cerca de 2500 consultas, sejam restritos à população de Santa Rosa. Assim, o Hospital Vicente de Paulo permaneceria com o serviço oftalmológico, com menor déficit de atendimento, que hoje é de cerca de 300 consultas. “É um meio termo que pode ser satisfatório para os dois casos. Assim, preservamos os recursos para o hospital de Três de Maio destinados à oftalmologia, reduzimos o excedente de consultas e garantimos a continuidade dos serviços em Santa Rosa”, disse Jeferson.

A proposta foi bem recebida por Copatti e também pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que também havia sido demandado a respeito do tema. “É uma boa alternativa para o nosso hospital. Vamos observar como essa dinâmica se desenvolve no cotidiano”, finalizou o diretor.

[Com informações da assessoria de imprensa do dep. Jeferson Fernandes]


Nenhum comentário: