sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Haitianos com oportunidades na UFFS

UFFS inicia processo seletivo especial para cidadãos haitianos

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Especial para acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos – PROHAITI, válido para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2014. O período de inscrições segue até o dia 18 de fevereiro. No total, são oferecidas 205 vagas, distribuídas em cinco campi da UFFS, em diversos cursos: Chapecó (68), Laranjeiras do Sul (11), Realeza (12), Cerro Largo
(16) e Erechim (30).


Podem inscrever-se neste processo seletivo especial candidatos haitianos que possuam escolaridade equivalente ao Ensino Médio (2º Grau) brasileiro, cursado no Haiti, devidamente comprovada através de diplomas/certificados e históricos escolares.

A inscrição deverá ser feita nas Secretarias Acadêmicas dos Campi da UFFS de acordo com o curso de graduação que o candidato deseja cursar, conforme as vagas descritas na tabela abaixo. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por procuração, mediante o preenchimento do Requerimento de Inscrição constante no anexo do Edital nº 38/UFFS/2014 (publicado na página da UFFS).

O Processo Seletivo será constituído de uma prova com questões objetivas de caráter classificatório. A prova terá 50 questões objetivas de múltipla escolha, em língua portuguesa, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: dez questões de Matemática; dez questões de interpretação de texto; seis questões de Física; seis questões de Química; seis questões de Biologia; seis questões de Geografia e seis questões de História Geral. A prova ocorrerá no dia nove de março de 2014.


O Programa PROHAITI

O Programa PROHAITI foi aprovado em 12 de dezembro de 2013, no Conselho Universitário da UFFS. A intenção do programa é contribuir para integrar os imigrantes à sociedade local e nacional, por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. Para o Reitor, Jaime Giolo, a UFFS assume causas importantes, nacionais e internacionais. “Sempre mantivemos preocupações com conexões internacionais e, motivados por esta busca da população haitiana que trabalha em Chapecó e região, resolvemos estabelecer uma conexão objetiva, pragmática e eficaz com a República do Haiti, decisão que foi abraçada pela embaixada de forma bastante entusiasmada”, ressalta.


Veja a documentação necessária para inscrição


Os candidatos deverão entregar a cópia dos seguintes documentos no ato da inscrição:

- Passaporte com visto vigente.

- CPF.

- Protocolo do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros.

- Atestado de Escolaridade (histórico escolar e diploma/certificado de conclusão do nível de estudos equivalente ao Ensino Médio (2º Grau) brasileiro), tudo referendado pela Embaixada da República do Haiti no Brasil, conforme Art. 4º da Resolução Nº 32/2013 – CONSUNI.

- Requerimento de Inscrição preenchido e assinado.


Cada candidato poderá escolher até duas opções de Cursos de Graduação, no mesmo Campus.


Campus Cerro Largo

Avenida Jacob Reinaldo Haupenthal, nº 1580 (próximo ao Parque Municipal de
Exposições), Cerro Largo/RS, na Secretaria Acadêmica - Bloco A. 
Fones: (55) 3359-3950 ou 3359-3959.


Nenhum comentário: