quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MUSICANTO EM NOVA DATA




A edição do Musicanto que marca os 30 anos do festival terá uma nova data. A decisão foi tomada em conjunto com o Prefeito Alcides Vicini, o Secretário de Cultura e Turismo Anderson Farias, o Diretor de Cultura Carlos Lozekan, o Presidente do Musicanto Cláudio Joner e o presidente da Oscip Musicanto, Douglas Calixto. Com a decisão, o festival passa para os dias 13, 14 e 15 de novembro de 2014.

A razão pela mudança da data está ligada a uma nova proposta de organização dos eventos no município sugerida pelo Prefeito Vicini. Santa Rosa tem enfrentado dificuldades em organizar anualmente eventos como Fenasoja, Musicanto, Hortigranjeiros, Indumóveis e Expocruzeiro, sendo que o Hortigranjeiros já está em tratativa de que a próxima edição será em 2015. A proposta do prefeito Vicini é que haja um intervalo de dois anos para cada edição destes eventos. Nessa proposta, o Musicanto ficaria no ano da Fenasoja, tendo em vista que a Feira é realizada tradicionalmente em abril e o Musicanto próximo do fim do ano, ficando assim um evento em cada semestre. Também foi levada em consideração a necessidade de mais tempo para a busca de recursos financeiros oriundos da captação de leis de incentivo, como Lic e Rouanet. Já que o Musicanto não dispõe de recursos no orçamento da prefeitura.

A intenção do presidente do Musicanto, Claudio Joner, é de não desmobilizar o movimento que surgiu em torno do festival e realizar nas datas previstas inicialmente, 14, 15 e 16 de novembro de 2013, o Lançamento do Musicanto 2014, permanecendo o “ Musicanto Vai a Escola “, os shows dos “Costeiros”, e dos “Quarteadores”, e o show “As crias do Musicanto “ e um show “Memorial dos festivais“ - segunda edição, que a Petrobrás disponibilizou e que aborda ainda um debate sobre os festivais no Brasil, tendo como mediador, o crítico musical Juarez Fonseca.

Esta mudança reforça a preocupação dos organizadores e do poder publico de Santa Rosa em realizar um Musicanto sólido, bem estruturado e que possa dar uma boa resposta, tanto artística quanto financeira. Organizando um evento viável e responsável para que o nosso festival volte com força total e retome o seu lugar de merecimento.


ANDERSON FARIAS

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO


Nenhum comentário: