sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Hidrelétricas em debate

Conselhão debate construção 
do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi
em Santa Rosa

Evento reuniu população, entidades, governo e Eletrobrás,
responsável pela obra.

Mais de 500 pessoas participaram do Diálogos Cdes/RS, em Santa Rosa, sobre a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi, realizado na manhã desta sexta-feira (04). O deputado Jeferson Fernandes (PT), participou deste importante debate para a população do Noroeste do Estado. “Pela primeira vez todas as partes envolvidas estão na mesma sala discutindo sobre as barragens. Quero parabenizar o Governo do Estado, que através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, o Cdes-RS, está coordenando esses diálogos”, destacou Jeferson.

O empreendimento envolve os governos do Brasil e da Argentina. Segundo a Eletrobrás, o Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi tem previsão de gerar 2,2 mil MW, energia que será igualmente dividida entre os dois países. O projeto terá um custo estimado de US$ 5,2 bilhões. A previsão é alagar áreas em 19 municípios nas regiões Fronteira Noroeste e Missões e atingir mais de 10 mil pessoas.

O Governo gaúcho formou um grupo de trabalho para dialogar com a comunidade, buscar minimizar impactos ambientais e potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades relacionadas à construção. O grupo de trabalho formado por integrantes de 17 órgãos do Executivo foi criado a pedido do governador Tarso Genro pelo Decreto nº 50.017, de 9 de janeiro de 2013.

"O objetivo do Governo Estadual é ouvir as demandas das comunidades da região que será abrangida pelo complexo", informou o secretário-executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris, que coordenou a atividade.


Nenhum comentário: