segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Webdocumentário: nova forma de consumir boas histórias

Uma das atrações do Santa Rosa Mostra Cinema é o Painel sobre "Webdocumentário: nova forma de consumir boas histórias", que ocorrerá na sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 16h30.

O mercado audiovisual nunca esteve tão pulsante, tanto para quem produz quanto para quem consome vídeos. As novas tecnologias facilitaram o acesso a técnicas de captação, edição e finalização de produtos em vídeo e áudio. Os meios de transmissão destes conteúdos estão mais diversos, não mais restritos a salas de exibição ou centros culturais. Na outra ponta, os consumidores estão ávidos por narrativas visuais interessantes que possam ser assistidas sob demanda, em qualquer lugar. A internet permitiu esse novo comportamento. O usuário tem direito de escolha sobre o que assistir e onde assistir. Sites pagos como Netflix, Apple TV permitem ao consumidor essa liberdade. Sites gratuitos com patrocinadores também são cada vez mais frequentes. Marlise Brenol e Tadeu Vilani, de Zero Hora, vão falar sobre o panorama desta nova realidade e como funciona a produção de documentários na redação do jornal Zero Hora

Tadeu Vilani e Marlise Brenol 
Desde que os jornais impressos enveredaram pela digitalização dos conteúdos, os jornalistas buscam novas formas de contar histórias e produzir sentido para os conteúdos. O que faz uma boa grande reportagem no papel faz também um documentário: uma grande história, boa fotografia, texto e uma edição precisa. A diferença está na espinha dorsal que conduz a narrativa. No offline a palavra guia a história e no documentário é a informação visual. O documentário mescla a linguagem audiovisual do cinema e do jornalismo. Neste ano, o jornal Zero Hora lançou um canal de vídeo focado em videodocumentários, programetes diários e vídeos de registros documentais rápidos dos fatos do dia.


Nenhum comentário: