segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Santa Rosa Mostra Cinema - Curtas e boas



Filmes, filmes e mais filmes

O 2º Festival de Cinema de Santa Rosa chega ao seu primeiro momento crucial: neste final de semana a comissão de triagem define e divulga a relação dos curtas que serão exibidos na tela do Centro Cívico Cultural e concorrerão aos troféus Semeadores.

A tarefa dos triadores - certamente prazerosa - não está sendo das mais fáceis. A quantia de trabalhos inscritos (mais de 90 obras já aportaram por aqui até o momento) e a alta qualidade de grande parte desses filmes estão requerendo horas extras de dedicação e um foco cada vez mais apurado ao analisar as obras. “Não imaginava que um festival aqui em Santa Rosa pudesse atrair filmes tão bons quanto alguns destes que tenho visto”, confessou, entusiasmado, um dos triadores.

Produções brasileiras dos quatro cantos do país - algumas delas rodadas inteiramente em outras paragens, como Cuba, Portugal e Estados Unidos -, no campo da ficção, documentário, animação e experimental, certamente repassarão aos jurados da parte final do Festival a tarefa ao mesmo tempo deleitosa e espinhosa de laurear os escolhidos.


Motores afinados

Não são só os “estradeiros” da região que estão polindo suas harleys pra rumar ao Centro Cívico e assistir ao documentário “Fim do Mundo”. Paulo Nascimento e Leonardo Machado, protagonistas e diretores da “película”, farão os quinhentos e tantos quilômetros que ainda separam Porto Alegre de Santa Rosa a bordo de suas máquinas. Bon voyage, guapos!


Papos de Cinema

Toda programação do Santa Rosa Mostra Cinema será permeada por momentos de troca de ideias, experiências, debates e bate-papos. O objetivo é aproveitar a estadia na cidade dos diretores dos filmes concorrentes, do diretor homenageado, dos atores, jurados, palestrantes, oficineiros, jornalistas e cinéfilos para discutir o cenário atual e as diversas possibilidades da produção audiovisual contemporânea. Coisa de fundamento.


Nenhum comentário: