sexta-feira, 23 de agosto de 2013

15ª Jornada Nacional de Literatura

Movimentação cultural ocorre de 27 a 31 de agosto, no Portal das Linguagens, Campus I da UPF. Antecedendo debates, começa neste sábado, dia 24/08, o Festival de Gastronomia



A partir de terça-feira, dia 27, até 31 de agosto, Passo Fundo se torna novamente o centro de debates sobre literatura, cultura e tecnologia, fazendo jus ao título de Capital Nacional da Literatura. Mas para receber os mais de 28 mil inscritos nos debates, além do público em geral que vai participar de shows, espetáculos, exposições e feira o livro, a montagem dos espaços arquitetônicos de lonas e toda a infraestrutura de palco, arquibancadas, luz e som, praça de alimentação e demais locais está em ritmo acelerado.

A sessão solene de abertura da 15ª Jornada ocorre na terça-feira, 27/08, às 19h30min, oportunidade em que também será feita a entrega do 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, no valor de R$ 150.000,00, ao autor do melhor romance publicado em língua portuguesa nos últimos dois anos. Estão ainda na disputa os seguintes autores e obras: 
A noite das mulheres cantoras, de Lidia Jorge; 
Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera; 
Domingos sem Deus, de Luiz Ruffato; 
Habitante irreal, de Paulo Scott; 
Infâmia, de Ana Maria Machado; 
Lívia e o cemitério africano, de Alberto Martins; 
O céu dos suicidas, de Ricardo Lísias; 
O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe; 
Solidão continental, de João Gilberto Noll; 
e Uma duas, de Eliane Brum. 
É igualmente durante a sessão solene de abertura que serão divulgados os vencedores do 13º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães.

As atividades seguem na quarta-feira (28/08), quando iniciam os eventos que integram a programação da Jornada. São destaque o Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e a Jornada UPF, programação especial voltada para professores e alunos da universidade anfitriã, novidades desta edição. Os eventos tradicionais que integram diferentes públicos são: 
a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas; 
o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando cidades da Europa e Passo Fundo em anos de Jornadas Literárias; 
o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; 
o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; 
o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil 
e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens entre 15 e 25 anos.

Ao todo, 101 autores de 11 países debaterão com leitores sobre o tema “Leituras Jovens do Mundo”. Entre convidados internacionais estão o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Entre os brasileiros, destacam-se Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller e André Vianco. A programação dos cinco dias da Jornada inclui ainda shows, sessões de autógrafos, conversas paralelas, oficinas, espetáculos e exposições.

Festival de Gastronomia começa neste sábado
Antecedendo o encontro entre autores e leitores, neste sábado, dia 24/08, começa a primeira edição do Festival de Gastronomia Páginas Saborosas, oportunidade de conhecer mais sobre gastronomia e degustar pratos típicos regionais. A abertura oficial da programação ocorre às 9h30min, no Centro de Eventos da UPF. Até 1º de setembro, serão oferecidas aulas temáticas, oficinas culinárias, shows, espetáculos e degustação de pratos típicos. Ingressos estão à venda, confira as informações no site www.jornadasliterarias.upf.br/15jornada.

Jornadas Literárias
As Jornadas Literárias são realizadas há 32 anos pela UPF e Prefeitura de Passo Fundo. Esta edição conta com o patrocínio da Petrobras, Banrisul e Pepsi; com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, entre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelo e-mail jornada@upf.br e pelo telefone (54) 3316 8368.


Nenhum comentário: