segunda-feira, 6 de maio de 2013

ONU lamenta recorde de jornalistas assassinados em 2012

Presa desde 2011, jornalista Reeyot Alemu ganhou o Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa 2013 (Imagem: ONU)
Com total de 121 jornalistas assassinados em 2012, a ONU lamentou o recorde na última sexta-feira, 3, data em que é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. De acordo com a diretora da Unesco, Irina Bokova, nos últimos dez anos foram mais de 600 profissionais mortos, sendo que nove em cada dez casos permanecem impunes.

A diretora falou sobre o assunto durante a apresentação do prêmio Liberdade de Imprensa 2013. Ela reforçou que muitos jornalistas morreram enquanto trabalhavam em situação de conflito e considerou "alarmante" as estatísticas atuais, que mostram um profissional morto a cada semana. "As coisas não podem continuar assim", disse à AFP.

Informações mostram que Síria, México e Honduras são os países mais perigosos para o exercício da profissão. Com os números, a Unesco e a organização Repórteres Sem Fronteiras publicaram a lista "Predadores da liberdade de informar", que inclui 39 nomes de líderes de Estados, políticos, religiosos, milícias e organizações criminosas que censuram, prendem, sequestram, torturam e assassinam jornalistas.

Presa desde 2011, a jornalista etíope Reeyot Alemu, que ganhou o prêmio Liberdade de Imprensa 2013, disse que em seu país o exercício do jornalismo é "uma questão de vida ou morte", mas disse que prefere isso "a abaixar a cabeça e silenciar". A mensagem de Reeyot foi lida por Alana Barton, da Fundação Internacional das Mulheres na Mídia. Ela ainda pediu que "façam o possível para impedir a opressão à imprensa".

fonte: Comunique-se




Nenhum comentário: