terça-feira, 23 de abril de 2013

O Fantaspoa apresentará 50 filmes em longa-metragem em suas duas mostras competitivas principais

Serão 38 filmes na Competição Internacional e 12 na Competição Ibero-Americana


O IX Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre ocorrerá entre os dias 03 e 19 de maio de 2013. Em sua abertura, será realizada a primeira exibição pública do filme Mar Negro, encerrando a aclamada trilogia criada pelo diretor capixaba Rodrigo Aragão. Na ocasião, estarão presentes o diretor e grande parte da equipe do filme, que conversarão com o público após a sessão. Oito mostras integram a programação do IX Fantaspoa: Competitiva de Curtas-Metragens; Especiais; Panorama; Homenageados; Apocalipse Zumbi; Horror Underground Alemão; Competitiva Ibero-Americana; Competitiva Internacional. As mostras competitivas principais do IX Fantaspoa se dividem em Internacional e Ibero-Americana. Reunindo 50 longas-metragens de mais de 30 países, representa o que de melhor foi realizado mundialmente na seara do cinema fantástico nos últimos três anos. A maioria dessas obras passou por festivais de cinema prestigiados, inclusive angariando premiações, e quase a totalidade dessas obras estará em première latino-americana no Fantaspoa.

Alguns títulos a serem apresentados na Competição Ibero-Americana serão os argentinos “A Segunda Morte”, de Santiago Fernández Calvete, e “Trash 2: As Tetas de Ana L.”, de Alejo Rébora. O primeiro, em première Latino-Americana, conta a história de uma família que foi encontrada morta por combustão espontânea em posição de reza e, diz-se, por culpa da Virgem Maria. O segundo, que terá sua primeira exibição pública no Fantaspoa, mostra a aventura de uma mulher que tenta reaver seus seios, que foram arrancados pela máfia. Os diretores de ambos os filmes estarão no evento apresentando suas obras.

Na Competitiva Internacional, destaque para quatro filmes germânicos, cujos diretores e parte da equipe – graças ao apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre e da German Films – estarão presentes no evento. Stephan Rick apresentará a sessão comentada de “O Bom Vizinho”, que mostra uma amizade que fica conturbada após o testemunho de um atropelamento fatal; e Mathieu Seiler e o produtor Cengiz Peker apresentarão “A Excursão”, filme com toques de conto de fada macabro, sobre uma família que vai passar uma sombria tarde no campo. Também, o evento contará com a presença de Jan Speckenbach, diretor de “Os Esquecidos”, que mostra um pai numa Alemanha em que crianças estão misteriosamente desaparecendo; e a diretora Alex Schmidt e o músico Marian Lux, que debaterão “Você Prometeu”. Selecionado para o prestigiado Festival de Veneza, o filme conta a história de duas amigas que se reencontram depois de muitos anos separadas e que acabam tendo que lidar com segredos do passado. Já no dia 07 de maio, o músico Marian Lux realizará uma sessão inesquecível para os amantes do cinema expressionista alemão. No Instituto Goethe de Porto Alegre, o clássico “O Gabinete de Dr. Caligari” será exibido acompanhado por execução simultânea da trilha sonora pelo pianista. Esta apresentação terá entrada franca.

A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens apresentará um total de 49 filmes, advindos de mais de 15 países diferentes. Serão seis sessões de exibição, a serem realizadas em 04 e 05 de maio no Cine Bancários. Quatro horários de exibição são reservados para obras de todo o mundo, em animação e live-action. Duas sessões serão dedicadas aos curtas-metragens brasileiros de gênero, nas quais estarão presentes sete convidados, que conversarão com o público sobre suas obras após as exibições.

As sessões Bienal no Fantaspoa também comporão a Mostra Especiais: é uma parceria do Fantaspoa com a Bienal do Mercosul, que será realizada em setembro de 2013. Serão exibidos quatro filmes de autoria do grupo britânico The Otolith Group, prestigiado coletivo artístico britânico.

Saindo um pouco das obras mais puramente fantásticas, será apresentada a Mostra Panorama, que objetiva programar filmes que, embora não necessariamente se encaixando nos gêneros aos quais o festival se dedica, flerta com o fantástico, com temas absurdos ou incomuns. Na mostra, destacam-se dois filmes que foram os indicados de seus respectivos países para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A Mostra Homenageados é dedicada a exibir filmes que tiveram envolvimento dos italianos homenageados deste ano no Fantaspoa: Ruggero Deodato e Claudio Simonetti. Da parte de Deodato, são todos filmes que ele dirigiu. De Simonetti, obras em que realizou a composição da trilha sonora, seja solo, seja com a célebre banda Goblin. Serão 15 longas-metragens, dentre os quais quatro serão comentados pelos homenageados.

A Mostra Apocalipse Zumbi apresentará seis filmes de zumbis, advindos dos EUA, da Grã-Bretanha, Suécia, Japão e Países Baixos, demonstrando a riqueza e versatilidade da atual produção fílmica que utiliza este personagem tão horrendo e popular, mesclando com suas culturas locais, muito humor e banho de sangue.

A Mostra Horror Underground Alemão trará nove títulos em exibições única, dos três cineastas responsáveis pelo movimento conhecido como horror underground alemão: Olaf Ittenbach, Andreas Schnaas e Jörg Buttgereit. Surgida no final dos anos 1980 na Alemanha, numa época em que dificilmente se tinha acesso a obras de horror devido à forte censura no país, tem como marcas registradas seu forte cunho autoral; e sua violência gráfica extrema.

Já são tradicionais no Fantaspoa as sessões comentadas, sempre com a presença de cineastas e equipes dos filmes apresentados no festival. Esse ano não será diferente e muitas das sessões terão as presenças de seus diretores, que comentarão com o público após a exibição dos filmes. Serão 37 sessões comentadas por 29 convidados brasileiros e 38 convidados estrangeiros, somando um total de 67 convidados nesta edição.

Para o encerramento, o festival reserva a première latino-americana de Big Ass Spider! Muito comentado pelo público cinéfilo e com estreia marcada para a semana que vem no prestigiado festival South by Southwest, mostra a inusitada união entre um exterminador de insetos e um segurança enfrentando uma aranha gigante que tenta destruir toda Los Angeles. O diretor norte-americano Mike Mendez estará presente na sessão para apresentar seu filme ao público do Fantaspoa.

>> Mais informações: www.fantaspoa.com


IX Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre

De 03 a 19 de maio de 2013 em Porto Alegre

Salas: CineBancários, Cine Santander Cultural, Sala Paulo Amorim e Sala Eduardo Hirtz


Ingressos: R$ 6 reais (seis reais)


Nenhum comentário: