segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nosso norte é o Sul

O espetáculo 'Trinidad Guevara', com Compañia Teatro La Morena
(Foto: Divulgação)


Semana da Cultura do Uruguai no Rio Grande do Sul acontece na CCMQ e no Memorial do Rio Grande do Sul, 
de 17 a 23 de maio


O evento faz parte do projeto de intercâmbio cultural SUR-SUL, que está em sua 2ª edição. Serão oferecidos espetáculos, shows, palestras literárias e exposição – todos com entrada gratuita - visando divulgar a cultura do país vizinho. A promoção é do Governo do Estado do RS, através do Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Estado da Cultura e Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (ACRI) e do Governo da República Oriental do Uruguai.

Promover o diálogo e o intercâmbio entre a classe artística das duas nações é um dos objetivos do evento, que estabelecerá canais para a valorização dos artistas gaúchos em solo uruguaio. O diálogo será propiciado, não apenas entre artistas, mas com gestores de várias linguagens, a fim de realizar a troca, planejamento e estruturação de programas de capacitação. A iniciativa está inserida em plano de integração do MERCOSUL e consolidação de uma política de cooperação internacional, com diálogo permanente com o Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação.

Em 2011 a Semana da Cultura do Uruguai no RS previu a exposição Borde Sur, com as presenças do governador do Estado Tarso Genro e do presidente uruguaio José Mujica, no Museu de Arte Contemporânea (MAC/RS). No ano passado ocorreu a Semana da Cultura do Rio Grande do Sul em Montevideu, para celebração do Bicentenário da Independência do Uruguai, com a participação de Tarso Genro, do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, diretores de sua pasta e do assessor para Assuntos Internacionais, Tarson Nünes. Uma mostra significativa e representativa da cultura gaúcha foi promovida, com artistas das artes visuais, poesia, música, teatro, dança, cinema e cultura popular.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/5 (sexta)- 19h/Memorial do RS – Abertura oficial, com exposição.

Dia 17/5
– 21h/Teatro Bruno Kiefer (CCMQ) – Show de Pitufo Lombardo. O músico propõe uma simbiose que se baseia na cidade, seus bairros, sua gente e seus momentos. Sua música faz tributos a personagens, uma causa, o amor ou uma profissão.

Dia 18/5 (sábado) – 19h/Teatro Carlos Carvalho (CCMQ) - Espetáculo Medea Del Olimar, com direção de Mariana Percovich e Compañia de Artes Escénicas Contemporânea (COMPLOT).

Dia 19/5 (domingo) – 18h/Teatro Bruno Kiefer (CCMQ) – Espetáculo Trinidad Guevara, com Compañia Teatro La Morena e direção de Marinella Morena.

Dia 19/5 (domingo) – 20h30min/Teatro Carlos Carvalho (CCMQ) – Espetáculo Medea Del Olimar, com grupo COMPLOT.

Dia 20/5 (segunda) – 17h – Auditório do Memorial do RS – Palestra com o poeta, letrista, crítico e tradutor Washington Benavides, que entre os autores uruguaios é um dos mais próximos da cultura brasileira e da escritora Magdalena Heleguera.

Dia 21/5 (terça) – 12h/Travessa dos Cataventos (CCMQ) – Candombe

Dia 21/5 – 15h/Auditório do Memorial do RS – Palestra dos escritores Washington Benavides e Magdalena Heleguera, para escolas.

Dia 21/5 – 18h30/Memorial do RS – Mesa Redonda entre os artistas participantes

Dia 22/5 – 20h/Teatro Carlos Carvalho (CCMQ) – Show da compositora, intérprete, cantora, guitarrista e artista visual Rossana Taddei, representante da nova música uruguaia, misturando o folk, rock, jazz, música pop e italiana, com ritmos que refletem o som ambiente do Uruguai. Como resultado de sua dupla nacionalidade (nasceu no Uruguai, em 1969 e viveu por onze anos na Suíça), em suas canções são percebidas influências tanto uruguaia quanto latino-americana, além do folclore da música européia.


Fonte: Cultnews


Nenhum comentário: