sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conexões Globais terá segunda edição em maio

Evento abordará temas como novas tecnologias, direito à comunicação, liberdade na internet, entre outros

A segunda edição do Conexões Globais foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 9, em evento na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O evento está marcado para acontecer entre os dias 23 e 25 de maio, na sede da CCMQ, onde ocorrerão conferências, oficinas e atividades culturais. Entre os temas abordados neste ano estarão novas tecnologias, direito à comunicação, liberdade na internet, novas formas de mobilização, entre outras discussões. Realizado pelas secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e da Cultura (Sedac), o evento vai reunir grandes pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países – eles participarão presencial e virtualmente.

Todas as conferências serão transmitidas ao vivo via web, em um formato inédito: a interação com o público se dará também por meio do Twitter e de plataformas de redes sociais como o Facebook. Entre os nomes confirmados estão Ronaldo Lemos, criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no Brasil; Natália Viana, fundadora da Agência Pública de Jornalismo; Peter Sunde, fundador do The Pirate Bay; Javier Toret, ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha; Gustavo Anitelli, produtor da banda O Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar; Franklin Martins, jornalista político; Isadora Faber, estudante e criadora do blog Diário de Classe; Antônio Martins, fundador do Le Monde Diplomatique Brasil; entre outros. Na programação cultural do evento, estão confirmadas atrações como Jorge Mautner, Bella Stone, Frank Jorge e Tonho Crocco.

O secretário-adjunto estadual da Cultura, Jéferson Assumção, ressalta a importância de transformar a Casa de Cultura Mario Quintana em um espaço de reflexão e debates, conectados com o mundo. "A cultura digital conecta as culturas populares, urbanas, suburbanas, a arte já consagrada, fazendo essas conexões se realizarem em um ambiente produtivo, criativo e de ampliação da ideia de cidadania cultural", afirmou. A secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, também destaca que ainda há muito que se discutir sobre as recentes transformações da mídia, da cultura e da política, proporcionadas pelas novas tecnologias. "Hoje, existem muitas formas de trocar informação e formar opinião pública. É uma grande revolução. E para onde isso nos leva é o que queremos discutir no Conexões Globais", finalizou a secretária.

>>> Saiba mais, acesse www.conexoesglobais.com.br 

fonte: coletiva.net


Nenhum comentário: