domingo, 21 de abril de 2013

Haitianos chegam a Três de Maio


Grupo de haitianos na chegada a Três de Maio.

Chegou a Três de Maio o grupo de haitianos que foi contratado por empresa local para trabalhar na construção civil.

De acordo com o empresário Rogério Luiz Engel, da Agren Agronegócio (nova marca da Ouro Verde Agronegócio), responsável pela vinda dos haitianos, são rapazes com idade entre 25 e 30 anos, sobreviventes do terremoto que ocorreu em 2010 e vitimou mais de 200 mil pessoas, promoveu grande destruição na região da capital haitiana, metade das construções foram destruídas, 250 mil pessoas foram feridas e 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados.

Eles vão receber cerca de R$ 850,00 por mês, além de auxilio moradia e alimentação. Os dez haitianos deixaram seus familiares para vir tentar a vida no Brasil. Consequentemente, boa parte de tudo que irão ganhar será enviado aos familiares que ficaram. O histórico desta população é lamentável, alguns sobreviventes do tsunami, outros do terremoto. Um deles sobreviveu ao terremoto e tsunami.

A empresa disponibilizou uma residência para o grupo. Porém, em função deles serem oriundos de país com clima quente e o inverno se aproxima em nossa região, está sendo solicitada a doação de roupas de inverno. Interessados poderão deixar na recepção da Rádio Colonial que será encaminhada para a empresa que os emprega.

Razões Humanitárias

De acordo com a Resolução Normativa 27, o Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), tem autorizado a permanência de estrangeiros no Brasil, por uma questão humanitária. Além de haitianos, a política foi aplicada para angolanos, entre 1991 e 1992; iranianos da comunidade bahai, em 1986; e aos colombianos, entre 2008 e 2009.

Desenvolvimento haitiano

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o terremoto de janeiro de 2010 causou US$ 8 bilhões em prejuízos, o que equivale em cerca de 120% do PIB haitiano. O Brasil tem procurado, em conjunto com as autoridades haitianas, contribuir para a presença empresarial brasileira no Haiti.

 
Com informações do Três de Maio Online


Nenhum comentário: