quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os vencedores da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes



Público e crítica consagram documentários “Dossiê Jango” e “Os dias com ele”; 
evento reuniu 35 mil pessoas


A Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) anunciou, em cerimônia de encerramento no último sábado (26), os vencedores de sua 16ª edição, que movimentou a cidade mineira com exibições de filmes, oficinas de audiovisual, debates, exposições e uma extensa programação, totalmente gratuita para o espectador.


Maria Clara Escobar, autora do documentário
"Os dias com ele"
O longa-metragem "Os dias com ele" ganhou os prêmios da crítica e do júri jovem (composto por estudantes) na Mostra Aurora. O documentário de Maria Clara Escobar (foto) tem a intenção de mergulhar no passado do pai da cineasta, que foi preso e torturado durante a ditadura militar, e acaba refletindo o processo de tentativa de extração de depoimentos de alguém que evita falar sobre o assunto desde os anos 70. "Os dias com ele" também foi contemplado com o Prêmio Itamaraty do Cinema Brasileiro, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores, no valor de R$ 50 mil reais.

Para o júri popular, o melhor longa da Mostra foi o documentário "Dossiê Jango", dirigido por Paulo Henrique Fontenelle e produzido pelo Canal Brasil, que trata do exílio do ex-presidente João Goulart após o golpe de 64, e das circunstâncias suspeitas de sua morte, levantando o debate em torno de mais esclarecimentos sobre esse período da história do Brasil e da América Latina. As menções honrosas da Mostra Aurora ficaram com os longas "Linz - Quando todos os acidentes acontecem", de Alexandre Veras, e "Matéria de Composição”, de Pedro Aspahan.


Entre os curtas, "A onda traz, o vento leva", do pernambucano Gabriel Mascaro, foi premiado como Melhor Curta pelo júri popular, e ganhou o Prêmio Aquisição Canal Brasil. Já "Meu amigo mineiro", produzido pelo coletivo cearense Alumbramento, levou o prêmio do Júri da Crítica como melhor curta da Mostra Foco.

A Mostra de Cinema de Tiradentes busca refletir, anualmente, o que há de mais promissor na nova cinematografia brasileira, abrindo o circuito de festivais no país. Segundo a organização do evento, a 16ª edição da Mostra reuniu mais de 35 mil pessoas, durante os nove dias de programação. Saiba mais sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes no site oficial.

fonte: ANCINE


Nenhum comentário: