sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

[cinema] O Som ao Redor

Segundo o jornal New York Times, é um dos 10 melhores filmes de 2012.


A trama se passa em Recife, em um bairro de classe média assombrado por questões urbanas. Após uma onda de roubos, uma espécie de milícia se oferece para cuidar da segurança da região de forma privada, desestruturando a ordem previamente estabelecida. Nela, um homem rico (vivido por W. J. Solha) representava o poder e o dinheiro, já que a maior parte das propriedades da região são dele. 

“A ideia que eu tinha era de transpor a lógica e ética um engenho de cana, que ainda é uma realidade de Pernambuco e um elemento de cultura e história muito forte localmente”, diz, enfatizando que isso nunca é dito explicitamente no filme, mas é uma análise que ele deixa para o público. “Levei isso para uma rua moderna de cidade, com carros, casas, ar condicionado e TV de LCD.”
O Som ao Redor chega aos cinemas do Brasil depois de passar 2012 no circuito de grandes festivais internacionais e nacionais - Roterdã, Gramado, Rio (do qual saiu vencedor na categoria Melhor Longa), entre outros, e de ter sido amplamente noticiado como a produção nacional que entrou para a lista do jornal New York Times como um dos melhores filmes do ano passado – e não foi só lá, o LA Times, o Village Voice e outros veículos internacionais também o elogiaram de forma entusiasmada. Sobre o assunto, o diretor comenta: “Tem sido incrível e muito bom para divulgar o filme. Há produções com milhões para fazer divulgação. Acho irônico, a gente tem bem pouco dinheiro para lançar o filme, mas essa coisa toda em torno dele é a publicidade que o dinheiro não compra, nenhum produtor consegue comprar uma vaga na lista do New York Times.”


PRÊMIOS


- Em 2012, vencedor dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival do Rio

- Em 2012, vencedor do prêmio Itamaraty de Melhor Filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

- Em 2012, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Panorama Internacional Coisa de Cinema, de Salvador

FICHA TÉCNICA

Diretor: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Irma Brown, Sebastião Formiga, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, W. J. Solha, Lula Terra, Irandhir Santos, Waldemar José Solha, Yuri Holanda, Clébia Souza, Maria Luiza Tavares
Produção: Emilie Lesclaux
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Fotografia: Pedro Sotero
Trilha Sonora: DJ Dolores
Duração: 131 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Vitrine Filmes
Estúdio: Cinemascópio
Classificação: 16 anos

www.facebook.com/OSomAoRedor



Nenhum comentário: