sábado, 26 de janeiro de 2013

[11º SMVC] Filme valoriza o chorinho de Octávio Dutra

Espia só - descobrindo a música de Octávio Dutra


A abertura da 11º edição do SMVC ocorrerá nesta segunda-feira, dia 28, às 19 horas, na CESMA. Para dar início a semana de realização do Festival, além da homenagem ao Cineclube Lanterninha Aurélio, será exibido o longa-metragem Espia Só, dirigido por Saturnino Rocha e produzido por Carlos Peralta.

O documentário musical foi filmado em Porto Alegre e narra a trajetória do maestro Octávio Dutra, apresentando o conjunto da sua obra musical. Octávio viveu na capital no início do século XX. “O filme traz um resgate cultural e musical da obra de Octávio. Até a década de 30 ele dominava o mercado. Pixinguinha, um dos músicos mais importantes da fase inicial da MPB comprou oito músicas de sua autoria. "Queremos apresentar ao público essa geração da música que marcou época”, explica o produtor do filme, Carlos Peralta.

Para o produtor o filme tem grande valor cultural é essencial que todos tenham a possibilidade de assisti-lo, por isso a obra será distribuída ao circuito cineclubista de todo o país.

Sinopse

A trajetória do maestro gaúcho Octávio Dutra (1884-1937), um dos precursores do chorinho no Brasil. Hoje praticamente esquecido, o músico deixou cerca de 500 composições e era uma estrela na cena cultural de Porto Alegre, nas décadas de 1920 e 1930. Além da pesquisa cuidadosa e dos depoimentos reveladores, o filme tem grandes momentos musicais, interpretados por nomes conhecidos como: Plauto Cruz, Yamandu Costa, Rogério Piva, Ângelo Primon, Maurício Marques, Giovanni Berti, Áurea Baptista, Hique Gomez,Sergio Karam, Julio Rizzo, Daniel Wolf, Arthur de Faria, Hardy Vedana, entre outros.

O diretor do longa, Saturnino Rocha, tem outros três filmes no seu currículo: dirigiu "Tango, Uma Paixão", "O Gato" e "Nada vai nos Separar". Além disso, também produz e cria roteiros. Carlos Eugênio Peralta, produtor e roteirista, trabalhou junto com Saturnino no média "Tango, uma Paixão", e produziu "O Príncipe das Águas". Atualmente é sócio gerente da Guarujá Produções Ltda.

Realização: Santa Maria Vídeo e Cinema
Promoção: Prefeitura Municipal e RBS TV
Co-promoção: CESMA e UFSM / Pró-Reitoria de Extensão
Incentivo: Ministério da Cultura / Lei Rouanet e LIC _SM




11º Santa Maria Vídeo e Cinema
Cineclube: viVER cinema
28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013
(55) 3028 0181 - das 14h às 19h / de segunda à sexta.
www.smvc.org.br
festivalsantamaria@yahoo.com.br
Twitter: @Festival_SMVC
Facebook: @SMVC-Festival de cinema



Nenhum comentário: