terça-feira, 22 de janeiro de 2013

11º SMVC apresenta os melhores curtas do cinema catalão

Los mejores cortos del cine catalán. Los Gaudí 2011

Dentro da programação do 11º Festival de Cinema de Santa Maria – SMVC está uma rara possibilidade de assistir a curtas vencedores na última edição do Prêmio Gaudí – filmes agraciados pela Academia do Cinema Catalão. A premiação é concedida a cada ano às melhores produções catalãs. O prêmio é uma homenagem ao arquiteto catalão Antoni Gaudí. O troféu foi inspirado em sua obra “La Pedrera”.

A programação “Los mejores cortos del cine catalán. Los Gaudí 2011”, acontece dentro da Mostra Cinema pelo Mundo, uma característica do SMVC que busca trazer filmografias de diferentes países para serem exibidos na semana do festival santa-mariense. Os filmes integram a CINESUD, uma rede de difusão audiovisual coordenada pelo grupo Ibero-Americano de Cineclubes, que integra a FICC – Federação Internacional de Cineclubes.

Os curtas exibidos serão “Ahora no puedo”(Agora não posso), “El barco pirata”(O barco pirata), “La sonrisa escondida” (O sorriso escondido) e “Odysseus' Gambit”.

Esta programação acontece em 01 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 16h, no Cineclube Lanterninha Aurélio, auditório João Miguel e Souza, na CESMA, com entrada franca.

O 11º SMVC tem como tema Cineclube: ViVer Cinema e, nesta edição, o festival está homenageando o Cineclube Lanterninha Aurélio com o Troféu Vento Norte. A CESMA e seu cineclube estão completando 35 anos de atividades em 2013.

A Mostra foi viabilizada com o apoio da FICC, Grupo Ibero-Americano da FICC, Cinesud e Federação Catalã de Cineclubes.

O intercâmbio com o Santa Maria Vídeo e Cinema está sendo coordenado pelo cineclubista catalão, Julio Lamaña Orozco, Secretário Geral da FICC e Gestor de Coordenação da Federação Catalã de Cineclubes.

Mostra Los mejores cortos del cine catalán. Los Gaudí 2011
Mostra Cinema Pelo Mundo


“Agora não posso” (Ahora no puedo), de Roser Aguilar, escrito por Elena Serra e Corberó; produzido por Oriol Sala-Patau e Agora não posso produções.
Sinopse: Sara é uma jovem atriz que, depois de se tornar mãe, quer retomar sua carreira e se tornar uma finalista em um teste de elenco, em que se joga tudo ...

“O barco pirata”(El barco pirata), de Fernando Trullols, escrito por Fernando Trullols Pepe Combalía; produzido por Bastian Films.
Sinopse: David pediu aos Reis Magos um barco pirata. Seu pai, prestes a ficar desempregado, decidiu contribuir com o presente da criança com uma pequena poupança que tem. O ruim é que os reis não são perfeitos.

“O sorriso escondido” (La sonrisa escondida), de Ventura Durall, escrito por Miguel Ventura Durall e Llanso , produzido por Nanouk Films, SL.
Sinopse: A partir do acompanhamento de um menino de 10 anos que vem para a capital da Etiópia, depois de escapar de sua casa e de seus infortúnios de integrar um grupo de crianças de rua, "O Sorriso Escondido" constrói um conto realista sobre os valores que estão surgindo em uma sociedade formada por crianças.

“Odysseus' Gambit”, de Alex Lora; produzido por AI e Inicia Films.
Sinopse: Gambit é uma abertura de xadrez em que um peão é sacrificado para ganhar uma vantagem... Como Ulisses, Saravuth (um cambojano seqüestrado/acolhido pelos EUA no 50/60) também faz o seu sacrifício todos os dias, na esperança de obter uma vantagem no jogo da vida.

Mostra Los mejores cortos del cine catalán. Los Gaudí 2011
01 de fevereiro de 2013 – sexta-feira – 16h – entrada franca
Na CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda.
Professor Braga, 55.

Realização: Santa Maria Vídeo e Cinema
Promoção: Prefeitura Municipal e RBS TV
Co-promoção: CESMA e UFSM / Pró-Reitoria de Extensão
Incentivo: Ministério da Cultura / Lei Rouanet e LIC _SM



Nenhum comentário: