segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Varal Emerge!


Mateus Grimm apresenta Varal Emerge! no Banx

Artista desenvolve estampas exclusivas para linha de roupas, serigrafadas por Fernando Sefrin

Com raízes no graffiti e no skate, o arquiteto Mateu Grimm apresenta um novo trabalho que resulta como um passeio pelo seu mundo multidisciplinar. Para a exposição intitulada Varal Emerge!, através da imersão de seus personagens, ele criou uma mistura de ideias, desenvolvidas diretamente no fotolito, para serem gravadas na tela para impressão. O lançamento será dia 13 de dezembro no Banx, às 19h, e permanece em cartaz até 31 de dezembro.

Da fusão desses trabalhos, surgiram estampas que foram serigrafadas por Fernando Sefrin em peças de roupas exclusivas, desenvolvidas pelas estilistas da marca gaúcha Oi Gracia. “A ideia principal que utilizei como ponto de partida foi desenvolver um vestuário. Dessa mistura imersa, nasceu o Varal Emerge!, que de forma positiva se concretizou, tendo como produto final a soma de vários esforços. Diversos artistas com suas funções: o ilustrador, o serígrafo e a costureira, todos contribuindo para resultado final”, explica Grimm.

Além do Banx, a exposição deve ser realizada com a participação de outros artistas em outras cidades. “Queremos levar arte para um suporte usável. Por isso, o Varal Emerge! é considerado um espaço de ideias imersas, que estão prontas para emergir e que tem como sustentação a fusão de distintas artes”, afirma.

Para o lançamento, marcado para o dia 13 de dezembro no Banx - espaço destinado para a prática de skate e que abriga diversas exposições de arte -, os frequentadores poderão ainda apreciar a discotecagem de Andrio Castilho, que é designer gráfico, publicitário e ilustrador. Na ocasião serão exibidas as duas estampas criadas por Mateus Grimm para serem reproduzidas em camisetas masculinas, além de uma estamparia desenvolvida para camiseta e vestido feminino, confeccionadas pela Oi Gracia. Todas as peças são limitadas e assinadas: “As estampas originais que estarão expostas, foram desenhadas por mim diretamente no papel da gravação na tela de serigrafia, para preservar o tamanho original do desenho. A serigrafia foi realizada no Museu do Trabalho por Fernando Sefrin”, conta o artista.

Sobre Mateus Grimm

Arquiteto, artista, marceneiro, participou de diversas exposições coletivas e individuais, no ano de 2012. Desenvolveu diversos trabalhos na área de arquitetura, de ambientação residencial e comercial.  Além de pinturas murais, pinturas internas e mobiliário artístico. Também, atuou no desenvolvimento de produtos e mobiliários ligados à arquitetura, pelo estúdio Unidade Criação, no qual, é sócio fundador.

Foi o primeiro artista a expor na Galeria Adesivo, na capital gaúcha, em dezembro de 2003. Voltou a expor em 2005 com o coletivo Doentes Pelas Cores. Na cidade, também participou de exposições no M.A.C, do livro Xirugravura lançado pela Choque Cultural, da exposição +Apto no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS  e foi um dos três gaúchos convidados por OSGEMEOS para pintar o Trensurb. Em 2008, se destacou na mostra de cultura urbana e arte contemporânea TRANSFER, no Santander Cultural, onde também colaborou como arquiteto, junto ao coletivo NOH, do qual faz parte. Em 2010, em São Paulo, contribuiu também para 2ª mostra TRANSFER, e da Exposição Destroy and Create. No ano de 2011, em Porto Alegre, realizou exposição individual intitulada Insanidades. Em 2012, iniciou o ano com exposição coletiva no MAC-RS. Seus trabalhos comerciais também carregam o estilo expressivo pelo qual é conhecido. Alguns exemplos são suas ilustrações transformadas em estampa de tênis para a Converse All Star e Naipe Skateboards. Ainda na ilustração e publicidade, ele também integra o time de artistas da Möve. Mateus Grimm é sócio-fundador do escritório de arquitetura e coletivo de artistas Unidade Criação e, como artista plástico, é representado pelo noz.art.

Sobre a Oi Gracia

Criada pela designer de moda Fernanda Casa Nova e pela publicitária Priscila Zanetti, a marca tem dois anos de vida. Chama-se Oi Gracia por ser um dos bairros mais lindos e vibrantes de Barcelona, no qual Priscila viveu e inspirou-se para criar a marca. Fernanda, que morou em Buenos Aires, também é uma amante dos ares latinos, das cores vivas e das estampas divertidas.  Sem tendências pré-determinadas, os modelos vendidos na loja localizada no bairro Cidade Baixa são quase que exclusivos, alegres e super femininos.

Fotos de Lisa Roos
Modelos: Mari Gallina e Jotapê



Serviço:

Varal Emerge! de Mateus Grimm, com Oi Gracia
13 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h
Visitação de 13 a 31 de dezembro
Segundas das 11h30min às 15h e de terças a domingos das 10h às 22h
BANX - Alameda Major Francisco Barcelos, 127 - Boa Vista, Porto Alegre
Entrada franca

Nenhum comentário: