segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Documentarios experimentais no Gasometro

A mostra de filmes documentários experimentais 
Narrativas e Subjetividades ocupa a Sala P.F. Gastal 
de 13 a 16 de dezembro


Narrativas e subjetividades é uma mostra de filmes documentários e experimentais que será apresentada na Sala P.F. Gastal, de 13 a 16 de dezembro, com realização da Surreal Filmes e da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura. A curadoria é de Roberto Moreira S. Cruz.

Documentário e experimental, reinterpretações da narrativa, como relata o curador da Mostra, Roberto Moreira S. Cruz, um cinema para ser visto com “outros olhos”. Reconstruir poeticamente a realidade, guiando o público espectador a um prolongamento na experiência do olhar é a proposta dos realizadores dos filmes que compõem a programação da Mostra.

A abertura da mostra ocorre dias 13 de dezembro, quinta-feira, às 20h30, com o lançamento do filme Balança mas não cai, de Leonardo Barcelos, que traz um emaranhado de memórias sobre o Edifício Tupis durante a sua reforma, este, uma lenda na cidade de Belo Horizonte que recebeu o apelido que é título do filme desde sua construção. O público pode conferir a reexibição do filme no dia 16 de dezembro, domingo, às 20h, em sessão comentada com presença do diretor.

A poética audiovisual que se constrói como uma nova forma de ver o cotidiano foi o ponto de partida de Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato, que investiga as forças de eventos aparentemente ordinários do cotidiano de pequenas cidades do interior do estado de Minas Gerais a partir de um poema que traz seus nomes. Também fazem parte da mostra: A falta que me faz, de Marília Rocha, que conta a história de um grupo de meninas vivendo o fim de sua juventude rodeadas pela Serra do Espinhaço; Os residentes, de Tiago Mata Machado, que acompanha uma zona autônoma temporária durante a ocupação de uma casa abandonada por um grupo de pessoas; assim como programas com vídeos de Roberto Bellini, Felipe Barros e Carlosmagno Rodrigues, nomes representativos do videoarte na cena brasileira e internacional.

Olhar do curador:

Narrativas e Subjetividades exibe uma seleção de filmes que tratam, de forma diversa, dos modos subjetivos de representar a realidade, seja no documentário ou em filmes experimentais. São imagens que solicitam um espectador que aceite este prolongamento da experiência do olhar, buscando se integrar ao tempo próprio da narrativa. Esta distensão apaga qualquer motivação espetacular da narrativa, propondo uma representação direta de um instante da realidade, aparentemente simplificado de sentido dramático, ou buscando reinterpretá-la através de sua essência poética.

Imagens que solicitam um olhar atento que contribua para a compreensão da densidade do sentido do filme, aproximando o espectador da proposta do cineasta, compartilhando com este a identificação pelo que a imagem traz de mais potente, em sua sensibilidade documental ou em seu apuro estético.

São filmes que ressaltam o ponto de vista do diretor como um instrumento de observação, análise e reinterpretação da realidade. Não são filmes que submetem o olhar a ação programada da edição criando correspondências entre o sentido e o significado da imagem em relação à esta ação. Neles o espaço está suprimido pelo tempo e a dimensão plástica da imagem exerce peso sobre a sua representação. São filmes para serem vistos com ‘outros olhos’; observados nas sutilezas de suas subjetividades.

Roberto Moreira S. Cruz (curador)

Sobre o curador:

Idealizador e coordenador da Duplo Galeria, Roberto Roberto Moreira S. Cruz é curador independente e produtor cultural. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Comunicação e Cultura pela Univ. Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente realiza consultoria para o Itaú Cultural na aquisição e constituição da coleção de filmes e vídeos de artistas da instituição. Foi gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural (2001 – 2011), onde coordenou projetos na área de cinema, vídeo e artes visuais. Assinou a curadoria de importantes exposições, como Cinema SIM - Narrativas e Projeções (SP, 2008); Fluxus 2011 (BH, 2011); Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural (BH, 2012 e Brasília, 2013) e Fluxus / Black And White (Bh, 2012).

Também foi responsável pela curadoria do festival On-off - Experiências em Live Imagem (edições de 2005 a 2011), levando a São Paulo artistas como D Fuse, Riochi Kurokawa, Bruce McClure, Charles Atlas, The Light Surgeons, Julien Maire, Ryoichi Ikeda, Scanner entre outros. Idealizou e coordenou os projetos Made In Brasil - Três décadas do vídeo brasileiro (2003-2004) e Visionários - Audiovisual na América Latina (2008-2009), sobre a produção audiovisual experimental no Brasil e nos países latinos. Idealizou e coordenou a produção dos cinco filmes de longa-metragem da série Iconoclássicos, sobre os artistas Itamar Assumpção, Nelson Leirner, Zé Celso Martinez, Paulo Leminsky e Rogério Sganzerla.



Narrativas e subjetividades - mostra de filmes documentários e experimentais

13 a 16 de dezembro

Sala P.F. Gastal / Usina do Gasômetro/ 3º andar

Av. Presidente João Goulart, 551

www.salapfgastal.blogspot.com



Entrada Franca

Com retirada de senhas meia hora antes de cada sessão, na bilheteria da Sala P.F. Gastal.



Informações

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Usina do Gasômetro, 3º andar

Av. Presidente Goulart, 551

Porto Alegre, RS – BRASIL – CEP 90010-120

Fone (51) 3289 8133 e 3289 8132

salapfgastal@smc.prefpoa.com.br

www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: