sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Flor, obra de Thais Petzhold que reune danca e musica

Pelotas e Porto Alegre recebem Flor, obra de Thais Petzhold que reúne dança e música

A bailarina Thais Petzhold e o músico Celau Moreyra contam com a participação de artistas locais

"Flor" é uma obra de grande delicadeza, realizada em tempo expandido (mais lento), com música instrumental de extrema qualidade, habitando locais urbanos com grande movimento de pedestres. Esta performance coreografada pela bailarina e coreógrafa Thaís Petzhold e musicada pelo violoncelista Celau Moreyra, poderá ser conferida dia 13 na Praça Coronel Pedro Osório, e, no dia 14, na Rua 7 de Setembro esquina com Rua 15 de Novembro, em Pelotas. No dia 18 o projeto chega a Porto Alegre, onde será apresentado no centro da cidade, na Praça da Alfândega, com a participação de Gisele Cecchini.

Apresentado em algumas cidades do País durante o ano de 2012, a obra coreográfica tem como proposta levar os artistas Thaís e Celau, que compõem a "célula fixa", para dialogarem com diferentes artistas, culturas e paisagens urbanas do Brasil. Para isso, artistas locais (residentes de cada estado escolhido) foram convidados para integrar a coreografia e música já existentes, criando um novo diálogo estético em cada cidade. A primeira apresentação aconteceu em junho, na Esquina Democrática, em Porto Alegre, contando com as presenças da atriz Gisele Cechinni (RS) e do músico violonista Maurício marques (RS). Em julho o projeto percorreu espaços de Belo Horizonte e Ouro Preto com o ator/bailarino Sérgio Pena (MG) e Marcelo Kraiser (MG) produzindo paisagens sonoras. “É a delicadeza da vida que brota a todo instante, sob nossos pés apressados, nosso olhar limitado, nossa mente congestionada. Um sutil chamado para a simplicidade das coisas essenciais que mantém o ciclo da vida (nascimento/morte) e que não percebemos com constância”, explica Thaís Petzhold, idealizadora do projeto.

Rio de Janeiro e Niterói foram cidades escolhidas para receber "Flor". As atrizes/bailarinas Joana Ribeiro (RJ) e Patrícia Novoa (Peru/Paris), o bailarino Marito Olsson-Forsberg (Suécia/Rio de Janeiro) e o músico violonista Tiago Trajano (RJ) foram os convidados que integraram essa edição do projeto. Em 29 e 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, Recife e Olinda foram agraciadas com a obra coreográfica, que contou com a presença do bailarino/músico/ator Helder Vasconcelos (PE) e do músico percursionista/sanfoneiro Johann Brehmer (SP/PE).

Encerrando a circulação do projeto, a cidade de Pelotas recebe “Flor”, durante dois dias 13 e 14 de dezembro, novamente com a participação dos artistas Maria Falkembach e Maurício Marques. Em Porto Alegre, no dia 18 de dezembro, acontece a última apresentação do projeto patrocinado pelo Prêmio Pro Cultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro.

Nenhum comentário: