quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O relato de um santa-rosense sobre o terremoto na Guatemala

Pedro Berwian
"Foi o terremoto mais forte que senti desde que estou aqui", relata Pedro.

Da redação

Conversamos com o santa-rosense Pedro Berwian, que há 26 anos reside na Guatemala, país que enfrentou no último dia 7 de novembro um terremoto com magnitude de 7,2 na Escala Richter.

O terremoto vitimou cerca de 50 pessoas, deixou mais de 25 mil desabrigados e afetou mais de 1 milhão de pessoas.

Berwian reside na cidade chamada de La Antigua Guatemala, no departamento (estado) de Sacatepéquez. Cidade fundada em 1543, considerada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Felizmente neste local os danos foram mínimos, mas atemorizou a população, conforme o relato de Pedro, acompanhe:

"Foi o terremoto mais forte que senti desde que estou aqui", relata Pedro. (ele lembrou o terremoto ocorrido em 4 de fevereiro de 1976 que foi uma tragédia com 23 mil mortos)

Em princípio, senti a terra viva e uma sensação de medo, pavor, liberdade, "quase um orgasmo", ironiza, mas confessa que naquele instante o pensamento se direcionou para a imagem de sua mãe. - "Eu quero a minha mãe!" Depois passou. A vida continua - diz ele.

O movimento todo emite um ronco, um som indescritível, "um som que não tem notas". A sensação é de estarmos sobre uma gelatina. "É neste momento que sentimos o prazer de viver a vida". Incrível!

No momento que ocorreu o terremoto, Pedro estava entrando para uma reunião em uma antiga construção de cerca de 400 anos, (ele não lembra ao certo). "Saí para ver o que estava ocorrendo e constatei o movimento das árvores e postes de ferro. Me dei por conta que deveria filmar, mas havia esquecido o celular." - lamentou.

O epicentro ocorreu no Oceano Pacífico, próximo ao continente, cerca de 150 km de La Antigua Guatemala, cidade a qual reside o santa-rosense Pedro Berwian. O pior ocorreu na cidade de São Marcos com 8.762 afetados.

"Não sei definir se é medo ou pânico... "impotência" é o termo que melhor define a sensação que senti na hora."

Perfeitamente entrosado na comunidade onde reside, Pedro Berwian coordenou recentemente as comemorações de La Antigua Guatemala alusivas ao aniversário da conversão em Patrimônio Histórico da Humanidade.
Anualmente ele retorna a Santa Rosa para visitar familiares.


Nenhum comentário: