quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Exposicao dos impressionistas traz obras de Paris para o Brasil

Rio de Janeiro – Com as salas de exposição,roll de entrada e escadarias cheias logo nas primeiras horas de visitação, foi aberta ao público a exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio), no centro da capital fluminense. A mostra apresenta 85 obras do Musée d'Orsay, de Paris, um dos mais visitados do mundo, dedicado principalmente ao movimento impressionista que iniciou a arte moderna.

Pessoas de toda as idades lotavam o prédio histórico, na Rua Primeiro de Março, para ver as telas de Paul Gauguin, Camille Pisarro, Auguste Renoir, Edouard Manet, Toulouse-Lautrec, Degas, Claude Monet, Vincent Van Gogh e Paul Cézanne, entre outros mestres do século 19.

A exposição fica em cartaz até 13 de janeiro com entrada franca. A visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro da cidade. Mais informações no site do evento.


Impressionismo, Paris e a Modernidade

Impressionismo, Paris e a modernidade revisita um dos períodos mais fecundos da história da arte universal, que vai de 1848 a 1914. A exposição apresenta 80 obras-primas do Museu d´Orsay, que narram os encontros e desencontros entre a pintura e a cidade moderna, no último terço do século XIX. Os pintores impressionistas encontram na cidade de Paris o grande emblema da modernidade.

Os grandes bulevares, as pontes sobre o Sena, o trem ou a torre Eiffel permitem-lhes expressar a ideia de um mundo que está nascendo e que precisa de uma nova forma de ser retratado. Manet, Monet, Renoir ou Pisarro captam o moderno na cidade de Paris, e nas novas personagens que a habitam: desde os burgueses de Saint Germain aos boêmios dos cafés; desde o dândi às pobres prostitutas de Montmartre. Paralelamente, contudo, o mito da cidade que devora provoca um forte rejeição, e muitos artistas sonham com outros paraísos. É o caso do próprio Monet, em Giverny, ou de Van Gogh e Cézanne, que procuram um ateliê no Sul da França, ou de Gauguin, “selvagem e primitivo”, na Bretanha. Mas, ao mesmo tempo, os Nabis encerram-se na vida silenciosa dos interiores urbanos, intimistas, simbolistas e eminentemente parisienses.

A mostra, coproduzida pelo Museu d´Orsay e a FUNDACIÓN MAPFRE, será apresentada no Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo e no Rio de Janeiro, e na FUNDACIÓN MAPFRE em Madri.

fonte: EBC

Nenhum comentário: