sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Valdir Ribeiro agraciado pela Assembleia Legislativa

Valdir Ribeiro é apresentador do programa América Canta
O comunicador Valdir Nilson Ribeiro, apresentador do Programa América Canta da Rádio Guaíra FM é um dos agraciados com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, da Assembleia Legislativa.

O anúncio dos vencedores ocorreu nesta sexta-feira.

A condecoração é um reconhecimento pelo papel que o programa, no ar há 25 anos, desempenha em prol da divulgação dos artistas gaúchos.

Criado em 1986, o programa vai ao ar aos sábados, das 18h às 20h e aos domingos, das 11h às 15h pela 97.7 MHz, emissora que integra a Empresa Jornalística Noroeste.

A solenidade de entrega da premiação acontece no dia 4 de dezembro, no auditório Dante Barone, do Palácio Farroupilha da Assembleia.

Natural de São Valério do Sul, iniciou no rádio como operador de áudio na rádio Difusora de Três Passos, cidade onde viveu sua infância.

Em 1978, Valdir Ribeiro criou o programa Ecos da Terra, na rádio Sulbrasileira (hoje Noroeste) cuja proposta era a cobertura dos festivais nativistas. Quando do surgimento da Guaíra FM, nasce o programa América Canta.

O Prêmio Vitor Mateus Teixeira recebeu neste ano 86 indicações, feitas pelos deputados estaduais, para concorrerem em 19 categorias.

Instituída pela Assembleia Legislativa em 1997, por iniciativa do deputado Giovani Cherini (PDT), a distinção faz uma homenagem a Teixerinha e tem a missão de reconhecer e valorizar o trabalho dos músicos gaúchos e a cultura do Rio Grande do Sul, além de incentivar ações que divulguem a música rio-grandense.

A comissão julgadora reúne representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do Rio Grande do Sul, da Associação Gaúcha dos Músicos Profissionais de Porto Alegre, da Associação Gaúcha de Artistas Regionais, da Fundação Vitor Mateus Teixeira, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia.

Os vencedores da 7ª edição do Prêmio:

Cantor - Adair de Freitas

Cantora – Marlene Pastro

Declamador – Patrocínio Vaz Ávila

Declamadora – Jurema Pereira Chaves

Trovador – Santo de Castilhos Homem

Trovadora – Xirua

Compositor– João Sampaio

Instrumentista – Maurício Marques

Arranjador – João Bosco Ayala

Pajador – Jadir de Oliveira

Produtor Musical – Ayrton dos Anjos

Capa de Disco – Assim na Terra – Vinicius Brum

Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho – Programa América Canta – Valdir Ribeiro

Grupo de Show – Grupo de Danças Populares Andanças/UFRGS

Grupo de Baile – Os Bertussi

Grupo de Dança Gaúcha – CTG – Rancho da Saudade

Bandinha Típica Alemã– Fritz4

Conjunto de Música Teuto-rio-grandense– Os Três Xirus

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense – Délcio Tavares

Nenhum comentário: